Pagamentos móveis: Em testes, Samsung Pay obteve sucesso em mais de 94% dos pagamentos

O Samsung Pay, serviço de pagamento móvel da Samsung, entrou em operação no Brasil na terça-feira, 19, tendo como diferencial em relação aos seus concorrentes (leia-se Apple Pay e Android Pay) o fato de funcionar não apenas com NFC mas com MTS, uma tecnologia que emula a passagem de um cartão com tarja magnética. Isso significa que o serviço funcionaria com qualquer máquina de POS, mesmo aquelas que não possuem NFC. Antes de lançá-lo no País, a fabricante realizou testes no Brasil inteiro, de Norte a Sul, com os mais diferentes tipos de máquinas de POS. Em seus testes, o pagamento deu certo em mais de 94% das vezes. O pequeno percentual de falhas aconteceu em modelos muito antigos de POS, cujo software não está atualizado.

Campanhas

Uma das maiores dificuldades de se pagar por aproximação no Brasil é a falta de conhecimento do lojista e o consequente receio de alguns funcionários em aceitarem essem tipo de pagamento, conforme relatado em artigo publicado em MOBILE TIME no ano passado, após um mês de testes com o app do Ourocard, do Banco do Brasil, pioneiro com a tecnologia NFC no País. Para educar o mercado brasileiro e comunicar a novidade, a Samsung lançou uma campanha de marketing na TV e em várias outras mídias esta semana. Além disso, grandes redes varejistas receberão um kit que inclui instruções sobre o serviço e um adesivo para indicar que o estabelecimento aceita Samsung Pay.

“O lojista, ou portador da maquinhina, não precisa instalar nada. Estamos muito otimistas. O brasileiro é aberto a novidades. O momento da verdade é quando sai o papelzinho com o comprovante de pagamento”, comenta Renato Citrini, gerente sênior de marketing de produtos (smartphones, wearables, VR e tablets) da Samsung.

CPF

O serviço ganhou uma versão feita sob medida para o mercado brasileiro, o que inclui uma ferramenta para gerar um código de barras com o CPF do consumidor, para facilitar a leitura nos caixas.

Citrini destaca o fato de que nos EUA o serviço foi lançadao em 2015 inicialmente com apenas dois bancos e hoje passa de 200. No Brasil, o lançamento acontece com mais participantes. O Samsung Pay entrou em operação no País com cinco bancos emissores (Banco do Brasil, Caixa, Santander, Porto Seguro e Brasil Pré-pagos). Em breve, Bradesco, Itaú e Nubank devem disponibilizar para seus portadores de cartões também: estão apenas terminando os últimos ajustes, o que inclui treinamento do pessoal de atendimento.

Pagamentos móveis: Em testes, Samsung Pay obteve sucesso em mais de 94% dos pagamentos