O grande ecossistema digital das APIs

Se você não ouviu falar ainda em API Economy, pode começar a pesquisar e a estudar agora. Venho dizendo que estamos passando pela maior revolução que a humanidade já presenciou desde seu surgimento.

O ser humano cria suas ferramentas para facilitar sua vida. Essas ferramentas moldam uma nova realidade no mundo, e também moldam um novo ser humano. Foi assim com a descoberta do fogo. O ser humano, com o uso do fogo, pode dominar grandes animais e habitar novas regiões mais frias. Hoje, existem ferramentas que são capazes de se transformar em várias ferramentas.

Por exemplo o smartphone. Ele hoje é câmera, GPS, mp3 player, e muito mais. Podemos considerar o smartphone como a ferramenta-das-ferramentas! Com ele, podemos tudo. Com ele, temos uma vida mais produtiva, mais divertida, mais completa. Mas e a API Economy? Calma que eu chego nela já já.

O smartphone é o grande canivete suíço digital, mas vamos mergulhar um pouco mais fundo nesse mar digital. Quando eu uso o Uber eu vejo o mapa de onde está o carro que vem me buscar e, melhor, eu recebo uma notificação quando o carro chega. Para fazer essas duas funções, o Uber usa serviços de outras empresas. Usa uma conexão digital para usar os serviços de outra empresa, de forma rápida e invisível para nós clientes finais do Uber. Essas conexões são as APIs (Application Program Interface). As APIs já vêm sendo usadas há muito tempo no mundo digital. É muito difícil encontrar Apps que não usem nenhuma API.

Então muito provavelmente se sua empresa está entrando no mundo da mobilidade você está pensando em como disponibilizar informações de seus sistemas ERP, CRM, ou outros via API para o App usufruir. Esse é um dos caminhos para entrar nessa história de APIs.

Outro caminho seria criar APIs para disponibilizar informações para outras empresas, e com isso gerar uma renda adicional para sua empresa. Isso significa criar um modelo de negócios adicional para sua empresa, onde informações valiosas para outras empresas são cobradas por uso.

A coisa vai ficando mais bonita e complexa quando, além de disponibilizar APIs, sua empresa passa a consumir APIs de outras empresas, criando uma rede de serviços digitais entre as empresas. Esse é o ecossistema digital alavancado pelas APIs.

Tudo começa com um primeiro passo. Caso sua empresa ainda não se moveu em direção às APIs, eu indico começar usando APIs públicas e disponíveis. Um exemplo super legal para brincar são as APIs de computação cognitiva disponíveis na nuvem. Imagine poder analisar se o tom da conversa de seu atendente de telemarketing é amistoso. Incrível né? Isso já é possível graças à computação cognitiva e principalmente às APIs.

*Henrique von Atzingen é executivo de Mobilidade da IBM Brasil. Twitter: @hvon

O grande ecossistema digital das APIs