Samsung inaugura laboratório de inovação na Universidade de São Paulo

A Samsung, em parceria com a Escola Politécnica da USP (Poli-USP), inaugurou nessa quinta-feira (14), um centro de treinamento e capacitação tecnológica. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de soluções móveis, ao mesmo tempo que fomenta o empreendedorismo.

Batizado de Ocean USP, o centro foi concebido por meio de um convênio com o programa Parceiros da Poli. O novo laboratório conta com equipamentos de ponta e está instalado em uma área de 300 m² do Departamento de Engenharia de Produção da Poli.

No local serão desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa e cursos de extensão, entre eles um dedicado à Internet das Coisas. Nele, alunos aprenderão desde o desenvolvimento do hardware de um dispositivo a expansão e múltipla conexão.

A grade de capacitação tecnológica também contará com conteúdo relacionado às práticas de negócios, como planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing e empreendedorismo.

“O novo laboratório permitirá agregar tecnologias inovadoras com os métodos de Engenharia de Produção, impulsionando pesquisas e ações práticas em manufatura avançada”, afirmou Eduardo Zancul, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, e um dos coordenadores do laboratório Ocean USP. “A parceria também irá fomentar o ensino de graduação e de pós-graduação a fim de preparar nossos alunos para resolver problemas complexos da sociedade e liderar as próximas inovações tecnológicas”, acrescenta.

Além da unidade Ocean USP, a Samsung conta com uma unidade do Ocean situada em Manaus e gerida em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Considerando as atividades das unidades em Manaus e em São Paulo (anteriormente, localizada na Avenida Faria Lima), ao longo de seus aproximadamente dois anos de atividades, o Samsung Ocean já sediou cerca de mil treinamentos e cursos gratuitos para mais de 25 mil universitários, desenvolvedores e empreendedores.

Samsung inaugura laboratório de inovação na Universidade de São Paulo