Bots: Caixa Econômica adota assistente de voz com plataforma do Google

A Caixa Econômica Federal está levando seus serviços bancários para o assistente de voz do Google, conhecido como Google Assistente. Inicialmente é possível solicitar informações sobre o os sorteios das loterias federais, mas a ideia é gradativamente adicionar outros serviços com informações públicas, como calendário de pagamento do PIS e taxas de câmbio. Após essa primeira fase, a ideia é incluir serviços restritos aos correntistas da Caixa, como consulta a saldo em conta, fatura do cartão e até realização de pagamentos.

Para acessar o Google Assistente é preciso falar “Ok Google” em um smartphone Android ou em um iPhone que tenha o Google instalado. Depois, para falar com o assistente de Caixa, é preciso dizer: “falar com assistente Caixa”.

Análise

A integração de serviços variados dentro de assistentes de voz, como Google Assistente, Siri, Alexa e Cortana, é uma tendência natural. Muitos dos bots que hoje existem com interação via texto serão adaptados para existirem dentro desses assistentes de voz. E um depende do outro: o conhecimento adquirido por um bot de texto, o que inclui o seu vocabulário, pode e deve ser aproveitado nas versões com voz. Aliás, cabe lembrar que qualquer bot de voz transforma todas as falas do usuário em texto, através de uma tecnologia chamada de speech-to-text (STT) e gera também respostas em texto que são convertidas para fala (text-to-speech). Por trás, a tecnologia de processamento de linguagem natural e de reconhecimento de intenções é a mesma, portanto, para bots de texto ou de voz.

Há outras experiências de bots com voz realizadas pelo setor financeiro no Brasil. O bot que vem no app do Banco Original já permite receber comandos de voz. E recentemente o Next, banco digital do Bradesco, divulgou a sua integração com a Siri, da Apple.

Super Bots Experience

O diretor executivo de tecnologia da Caixa, Naran Peçanha de Araújo, será um dos palestrantes do Super Bots Experience, seminário sobre chatbots, assistentes pessoais virtuais e inteligência artificial organizado por Mobile Time e que será realizado nos dias 8 e 9 de agosto no WTC, em São Paulo. A agenda completa e mais informações estão disponíveis no site www.botsexperience.com.br, ou pelo email eventos@mobiletime.com.br ou pelo telefone/WhatsApp 11-3138-4619.

Bots: Caixa Econômica adota assistente de voz com plataforma do Google