Comércio móvel: WhatsApp é o aplicativo mais usado para agendamento de serviços de beleza no Brasil

Pela primeira vez, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel mediu especificamente o uso de aplicativos para a solicitação de serviços de beleza, como manicure, maquiador, cabeleireiro etc. 12% dos internautas brasileiros com smartphone já utilizaram apps para solicitar esse tipo de serviço. O hábito é mais comum entre mulheres (17%) do que entre homens (7%), e nas classes C, D e E (13%) do que nas classes A e B (9%). Também há uma diferença de acordo com idade: 16% dos jovens entre 16 e 29 anos já usaram esse serviço, ante 10% daqueles de 30 a 49 anos e 7% entre aqueles com 50 ou mais anos de idade.

O WhatsApp é o aplicativo preferido das pessoas que pedem serviços de beleza pelo smartphone, apontado por 51% delas. Facebook e Facebook Messenger somam 8% das citações. Em terceiro lugar aparece o Peixe Urbano, com 6%. O restante está fragmentado entre diversos outros aplicativos, nenhum deles obtendo mais de 2%. Isso revela um enorme potencial de crescimento para apps que funcionam como marketplace para profissionais de estética, como o Singu.

Foram entrevistados em março deste ano 1.953 brasileiros que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O relatório completo da pesquisa traz também dados sobre os segmentos de corrida de táxi e carros particulares; delivery de comida; venda de ingresso; reserva de hospedagem; e venda de produtos físicos. O documento está disponível para download gratuito em www.panoramamobiletime.com.br.

Comércio móvel: WhatsApp é o aplicativo mais usado para agendamento de serviços de beleza no Brasil