Comportamento: Navita Focus: aplicativo brasileiro informa quanto tempo passamos com cada app por dia

Quanto tempo passamos por dia olhando o WhatsApp no smartphone? E quantas vezes por dia desbloqueamos a tela do nosso celular? A Navita desenvolveu um aplicativo que se propõe a fazer esse tipo de monitoramento para cada consumidor e também para empresas. Trata-se do recém-lançado Navita Focus (Android).

Por meio de uma interface simples e objetiva, o Focus informa quanto tempo o usuário passou com a tela do celular acessa, quantas vezes desbloqueou o aparelho, e quanto consumiu de dados na rede móvel e em redes Wi-Fi por dia. Além disso, traz as mesmas informações separadas por aplicativo, incluindo o horário de cada acesso. Por fim, permite uma análise consolidada por semana ou por mês. Tudo isso é organizado em uma interface simples e de fácil compreensão, em uma única tela.

O download e a utilização do Focus são gratuitos para o usuário final. Há também uma versão corporativa paga para que gestores de empresas possam acompanhar o comportamento de uso móvel dos funcionários nos celulares corporativos. O Focus, portanto, complementa o portfólio de gestão de telecom oferecido pela Navita ao mercado corporativo, que inclui também soluções de gerenciamento de terminais (MDM) e de gestão de gastos em telefonia (TEM).

Vale lembrar que este não é o primeiro aplicativo desenvolvido pela Navita aberto para o usuário final. Nos primórdios da companhia, ela ficou famosa por ter criado um tradutor para BlackBerry, o Navita Translator, que chegou a ter mais de 1 milhão de usuários ativos no mundo, sendo 700 mil nos EUA, relembra Roberto Dariva, um dos fundadores da Navita. “Na época desistimos da área de apps porque é muito competitiva”, recorda o executivo. Trata-se, portanto, de um retorno agora, mas mantendo a monetização junto ao segmento corporativo.

Dariva apresentou o Focus em primeira mão ao Mobile Time durante o Mobile World Congress, em Barcelona, na semana passada, no stand da Softex.

Comportamento: Navita Focus: aplicativo brasileiro informa quanto tempo passamos com cada app por dia