MWC 2018: Moda ganha voz em Barcelona

O mundo da moda marcou presença no Mobile World Congress esta semana em Barcelona, especialmente na forma de start-ups com ideias criativas. Mobile Time destaca quatro delas: Flyshionista, Brand Your Shoes, Ethical Time e Wide Eyes.

A Wide Eyes oferece para sites de varejo de moda online uma tecnologia de reconhecimento de imagem especializada em roupas em acessórios. A partir da imagem de um produto, são indicados outros no catálogo que sejam parecidos ou que possam combinar para montar um visual. A imagem que serve de ponto de partida pode ser fornecida livremente pelo próprio consumidor ou escolhida por ele a partir do catálogo da loja. A plataforma, claro, precisa estar integrada ao banco de imagens do varejista, para fazer a comparação das fotos e, em seguida, as recomendações. 15 sites de moda de vários países já utilizam a solução da Wide Eyes pagando uma taxa mensal que varia de acordo com o volume de chamadas da API. O COO da Wide Eyes, Roman Hrycyk, explica que o foco em moda ajuda a ter uma precisão muito maior que soluções generalistas de reconhecimento de imagem, como aqueles fornecidas por Google e Pinterest.

A Ethical Time, por sua vez, desenvolve um app que funciona como marketplace para pequenas confecções alternativas espanholas que tenham em comum o fato de seguirem princípios éticos em seu processo de produção, como condições decentes de trabalho, uso de materiais sustentáveis, reciclagem de materiais, produção local etc. O projeto levantou fundos através de um crowdfunding. O app será lançado em junho com mais de 500 marcas espanholas de roupas e acessórios. O consumidor vai poder buscá-las por localização ou pela aderência aos princípios que mais lhe sejam caros. As marcas não pagam nada para figurarem no marketplace. Em uma primeira fase o app será somente informacional, divulgando os produtos e os contatos de cada marca. O estágio seguinte será incluir uma ferramenta de pagamento dentro do app. Neste caso, a start-up ficará com um percentual sobre as vendas que acontecerem através do marketplace.

A Flyshionista consiste em um app para conectar consumidores e pessoas que vão viajar para o exterior e podem trazer produtos de moda que não estão à venda no país de origem ou que são muito caros por serem importados. O usuário informa o produto que deseja comprar e uma data máxima para receber. Quem for viajar para o exterior pode olhar os pedidos e fazer uma proposta para trazer o produto, revendendo a um preço pré-combinado. O viajante deve informar as datas de seus voos de ida e de volta. O comprador compara as ofertas e escolhe a que preferir. O pagamento é feito através do app e só é liberado para o viajante depois que este faz a entrega. A Flyshionista cobra uma taxa de 3% dos dois lados (do comprador e do viajante).

Por fim, a Brand Your Shoes é uma ferramenta criada por uma fábrica de sapatos espanhola para que marcas encomendem tênis com seus logotipos. Através de um site móvel, o cliente escolhe o modelo, o material, as cores e envia a sua logomarca. O pedido mínimo é de 30 pares, ao preço unitário de 58 euros cada. A fábrica entrega em 40 dias. Atualmente, 20% da sua produção já vem de pedidos online do Brand Your Shoes. Marcas como Twitter, VolksWagen, KLM e Honda já encomendaram sapatos customizados.

MobiFashion

Mobile Time organizará este ano o MobiFashion, um seminário que vai juntar representantes do mundo da moda e da tecnologia móvel para discutirem oportunidades de negócios em comum. A ideia é tratar tanto da inclusão de tecnologia em roupas e acessórios em si, como relógios, pulseiras e jaquetas inteligentes, mas também o uso de apps de m-commerce por marcas de moda.

O MobiFashion acontecerá no dia 26 de novembro, no WTC, em São Paulo. Mais informações e venda de ingressos estão disponíveis no site www.mobifashion.com.br.

MWC 2018: Moda ganha voz em Barcelona