Bots: Chatbot da Smiles permite que clientes emitam passagens aéreas pelo Messenger

A partir desta terça, 13, a Smiles oferece a opção de o cliente emitir passagens por meio de milhas pelo Messenger. No momento, é possível emitir bilhetes somente para os destinos nacionais com a companhia aérea Gol. Para utilizar o chatbot basta entrar no Facebook do programa de milhagem, acionar o serviço de mensageria instantânea e clicar em “começar”. O bot dará algumas opções, como “promoções” ou “fale com a Smiles”. Mas para um atendimento mais personalizado, será preciso digitar o CPF (login) e enviar sua localização.

Como usar

Para dar início à conversa, o usuário deve selecionar a opção “Buscar Voo”. Em seguida aparecerá a seguinte mensagem: “De onde você vai partir? Você pode enviar sua localização atual ou informar uma cidade (por exemplo: São Paulo, CGH). Aqui é possível emitir passagens para voos nacionais operados pela GOL com pagamento somente em milhas”. Adicione sua localização pelo Messenger, selecione o aeroporto de partida, coloque o local e o dia da viagem, se é somente ida e ele dará as opções de voo.

Após selecionar o dia e o horário, o consumidor pode definir quantas pessoas passagens comprará e pagar a conta. O bot mostra com quantas milhas do programa Smiles a pessoa pode viajar para o destino escolhido. Por fim é só entrar com o login e senha do Smiles dentro do robô.

Histórico

O chatbot Smiles foi lançado em julho deste ano e surgiu para ser mais um canal próximo aos clientes. A máquina aprende com as respostas de acordo com o nível de interação. Ou seja, quanto mais o consumidor informa, mais dados são coletados e maior é a interação entre bot e usuário. Em breve, será possível emitir bilhetes de voos internacionais, pagar com Smiles & Money, reservar hotéis, alugar carros e fazer a assinatura do Clube Smiles.

O programa de milhagem também lança em dezembro o card-on-file, que consiste no cadastro dos cartões de crédito diretamente no site. O recurso é utilizado no e-commerce, mas pouco explorado em programas de fidelidade. Com esse mecanismo, o usuário poderá assinar o Clube Smiles, pagar taxas de embarque, comprar, transferir e reativar milhas de forma mais rápida.

Bots: Chatbot da Smiles permite que clientes emitam passagens aéreas pelo Messenger