Comércio móvel: Mercado Livre terá busca por voz dentro do seu app

O Mercado Livre está desenvolvendo uma nova funcionalidade para o seu app: uma busca de produtos por voz, em vez de texto. “O comércio conversacional é uma tendência muito forte e a busca por voz está crescendo bastante dentro do Google. Se o consumidor já pesquisa por conteúdos e informações através da sua voz, por que não pesquisar produtos? Sabemos da facilidade que é fazer uma busca por voz e queremos entregar a melhor experiência possível para o nosso usuário”, disse Daniel Aguiar, gerente sênior de marketing do Mercado Livre. A expectativa é de que a novidade seja lançada no começo de 2018.

Esta será apenas mais uma de uma série de inovações e melhorias que o Mercado Livre vem adicionando ao seu aplicativo móvel desde que decidiu, cinco anos atrás, adotar a estratégia de “mobile first”, ou seja, de pensar primeiro para a tela do celular e depois para a tela do desktop.

O volume de acessos móveis triplicou nos últimos 12 meses e já corresponde a mais de 60% do tráfego total do Mercado Livre. “O tráfego vem crescendo muito no app, e este tem ganho share. Há também um ganho de conversão”, relata Aguiar. Ele conta que a conversão no aplicativo é bem maior que no site móvel. “No app a parte de pagamento é mais bem resolvida. Além disso, o usuário que tem o app instalado é mais fiel, já tem um relacionamento com a marca”, explica.

Cerca de um ano atrás o Mercado Livre adotou navegação gratuita em seu app. A iniciativa é um dos fatores que contribuiu para o crescimento no volume de acessos, junto com as demais melhorias na experiência pelo app, comenta Aguiar. Porém, apesar da navegação agora ser gratuita, o tempo médio da sessão no app continua o mesmo, o que o executivo considera positivo. Ao contrário de um site de entretenimento ou notícias, que deseja sessões mais longas, para um site de comércio eletrônico é melhor que o usuário encontre rapidamente o que deseja e efetue a compra. “Se o consumidor passa muito tempo navegando dentro do app é porque não está encontrando o que quer”, argumenta.

A mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel constatou o sucesso do app do Mercado Livre no Brasil. Ele e a Americanas.com são o mais usados pelos consumidores móveis do País: 33% das pessoas que já fizeram compras de produtos físicos através de um app no smartphone apontam esses dois aplicativos como aqueles que usam com mais frequência para essa finalidade.

Comércio móvel: Mercado Livre terá busca por voz dentro do seu app