Comportamento: 38% dos usuários brasileiros evitam a publicidade móvel

Sobe de 32% (2016) para 38% o número de usuários de dispositivos móveis que não clicaram em nenhuma propaganda. É o que revela a pesquisa MMA Mobile Report 2017, realizada pela Kantar com a Mobile Marketing Association.

No entanto, se por um lado eles clicam menos, em uma resposta espontânea sobre marcas que tenham visto em meio digital, os usuários lembraram de Uber, Samsung, Dafiti, Mercado Livre, Netshoes, Spotify, McDonalds, TIM, Apple, Coca-Cola, Fiat, Itaú, LG, Adidas, Renner, Estácio, Vivo, iFood, Marisa, Americanas, Nike, Skol, Submarino e Dove.

E-commerce

Entre os rankings dos e-commerces que mais tiveram compra online, considerando desktop e mobile, a Americanas lidera com 20%, seguido por Mercado Livre com 19%, Netshoes com 11%, Submarino com 10% e AliExpress também com 10%. Vale frisar, essa questão também foi de múltipla escolha, com o entrevistado podendo escolher até cinco marcas que fez compra no último ano.

Entre as marcas mais lembradas, a maioria absoluta dos usuários (99%) recordou-se de Magazine Luiza, Americanas e Mercado Livre. Sendo que 82% disseram que compraram na Americanas, 71% no Mercado Livre e 49% no Magazine Luiza. Já sobre satisfação da compra, o mais citado pelos 800 entrevistados foi a Netshoes, com 49% das respostas.

Consumo online

A pesquisa feita com 800 ouvintes revela que as categorias mais lembradas pelos usuários, em uma questão de múltipla escolha, estão: celulares e informática (74%), eletrodomésticos (57%), TV, sons, DVD e fotos (49%) moda e acessórios (47%), perfumes e cosméticos (42%), móveis e decorações (36%), passagens e hospedagens (33%), beleza e estética (32%), alimentos e bebidas (32%), esporte e entretenimento (26%), bares e restaurantes (23%), joias e relógios (23%), carros, motos e acessórios (18%), petshops (14%), reforma e construção (14%) e livros (2%).

Tipo de transação ou compra

Entre os tipos de transações e compras realizadas por meio de dispositivos móveis, 56% das pessoas citaram transações bancárias, seguido por táxi (38%), compra de roupas, calçados e acessórios (36%), compra de artigos (26%), compra de ingressos (23%), compra de vídeo e filmes (20%), compra de aplicativos (14%), compra de passagens aéreas (14%), compra de música, podendo ser streaming e avulso (14%), compra de crédito ou jogos (11%), reserva de hotéis por aplicativos como Hoteis.com, Trivago, Booking (11%), supermercado (11%) e compra de revistas (8%).

Comportamento: 38% dos usuários brasileiros evitam a publicidade móvel