Pagamentos móveis: Google disponibiliza meio de pagamento digital

O Google lançou mundialmente nesta segunda-feira, 23, um meio de pagamento digital com um clique, o “Pay with Google” ou “Pagar com Google”, disponível para sites de comércio eletrônico e apps de comércio móvel. Na prática, funciona de maneira bem similar a outras ferramentas de pagamento digital rápido, como Visa Checkout, Masterpass e PayPal.

O novo meio de pagamento chega ao mercado já integrado a 15 apps, dentre os quais os brasileiros iFood, Magazine Luiza, Hotel Urbano e Peixe Urbano. Completam a lista neste lançamento, Doordash, Dice, Eat24, Fancy, Gametime, Hu, Instacart, Kayak, Postmates, Spot Hero e Wish. Em breve, também terão a opção de pagar com Google, os serviços do AirBNB, Boxed, Caviar, Deliveroo, Guzman y Gomez, Hotel Tonight, Hungry House, Just Eat, Papa Johns, StubHub e TicketCamp.

O Pagar com Google utiliza os dados de cartão que os consumidores já cadastraram em suas contas na Google Play, Android Pay ou no YouTube, por exemplo. Para quem já tem um cartão associado à sua conta no Google não é, portanto, necessário passar pelo processo de inclusão de dados financeiros, o que é uma vantagem frente aos outros meios de pagamento digital.

O Google disponibilizou uma página para desenvolvedores com um passo a passo, ensinando sobre como incluir a opção de pagamento em seus apps e sites. Além disso, informa que a ferramenta já está integrada a plataformas de pagamento digital como Adyen, Braintree, Vantiv e Stripe.

Um dado importante: o Google não cobra nenhuma taxa extra pelo uso do “Pagar com Google”.

Análise

Com a chegada do Google, o mercado de ferramentas de pagamento digital com um clique fica mais movimentado. Importante notar que os objetivos de cada grande empresa são diferentes nesse setor. Enquanto Visa e Mastercard querem estimular e facilitar o uso de seus respectivos cartões de compras online, o Google vai poder conhecer ainda melhor os hábitos dos consumidores, o que é um ativo importante para o seu negócio de publicidade. O PayPal, um dos pioneiros nessa área, segue tendo como diferencial a garantia de segurança, além de ter outros recursos associados à sua conta, como a transferência de valores entre pessoas.

Pagamentos móveis: Google disponibiliza meio de pagamento digital