Utilities: Comgás apresenta app colaborativo para reduzir danos às tubulações de gás

A Comgás fez o pré-lançamento de seu aplicativo para mapeamento e prevenção de danos em sua rede tubular na cidade de São Paulo, o Obra Segura Comgás (Android, iOS), nesta quinta-feira, 14. O intuito do app é que os funcionários da companhia de gás, assim como aqueles de outras concessionárias e a população em geral colaborem com informações sobre obras de infraestrutura perto da tubulação de gás.

Seu uso é similar ao Waze. A pessoa baixa, se cadastra no Obra Segura Comgás e, após preencher suas informações, usa a geolocalização em seu smartphone para ver – por meio de um mapa – se a obra em sua rua pode afetar canos da concessionária de gás. Oficialmente, o app será lançado em outubro.

De acordo com o diretor-presidente da Comgás, Nelson Gomes, toda sua rede tubular de 15 mil quilômetros já está georreferenciada. Portanto, qualquer pessoa na cidade poderá acessar o app e fazer um alerta. O executivo frisou ainda a entrada do app como um passo importante para a companhia, que completou 145 anos de existência em 2017. “Nesta evolução de 145 anos chegou a hora de executar a obra de forma digital”, disse Gomes. “Esse app é o encontro de tudo isso. O primeiro passo para as obras de infraestrutura serem feitas com mais segurança”.

Em média, a fornecedora de gás sofre anualmente com avarias a cada 1,9 quilômetro de canos. Em sua maioria, esses acidentes são causados por retroescavadeiras (25%) que não informaram à empresa sobre obras nas proximidades da rede de gás. Segundo Carla Sautshuk, gerente de tecnologia da Comgás, a empresa tem como objetivo diminuir em 30% o índice de danos em sua rede até final do ano.

Parceria com a prefeitura

Além de ajudar a manter uma rede de gás encanado sem avarias, o aplicativo da Comgás será adicionado como um canal extra de informações ao GOConvias (Android, iOS), app do Departamento do Controle de Uso de Vias Públicas (Convias) da cidade de São Paulo, órgão pertencente à Secretaria de Serviços e Obras. Este aplicativo municipal é usado para automatizar o controle e os cadastrados de obras de infraestrutura. Por segurança, não está nas lojas de apps: só é liberado para download após a empresa ou usuário cadastrar-se na prefeitura.

Para o secretário de Serviços e Obras, Marcos Rodrigues Penido, a parceria da Convias com a Comgás contribui para o uso de tecnologias móveis nos projetos de obras e também para o fim da burocracia no serviço público. Além disso, Penido frisa que o app trará mais segurança para a população, uma vez que o vazamento de gás pode gerar acidentes fatais.

Segurança e resiliência

Representantes de órgãos de segurança pública e de controle de trânsito também participaram do pré-lançamento do app colaborativo. Milton Persoli, diretor de operações da CET, afirmou que a chegada do app é imprescindível para a tomada de decisões na gestão do tráfego urbano e que trabalha junto a PRODAM (órgão de tecnologia do município) para adicionar o Obra Segura Comgás nos smartphones de todos os seus funcionários. Por sua vez, o coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Coronel Marco Aurélio Alves Pinto, destacou que o app ajudará a cidade a ficar mais segura e que espera que outras concessionárias criem plataformas similares.

Utilities: Comgás apresenta app colaborativo para reduzir danos às tubulações de gás