Tecnologia: CI&T adota aprendizado de máquina para captura de dados de carteiras de planos de saúde

A CI&T está desenvolvendo uma solução que mescla aprendizado de máquina (machine learning), reconhecimento de imagem e OCR para a captura de dados de carteiras de planos de saúde a partir de câmeras digitais, como aquelas em smartphones. O projeto é fruto da demanda de uma rede de laboratórios de exames médicos para agilizar o processo de recepção e cadastro dos pacientes.

O software desenvolvido pela CI&T conhece o layout das carteiras dos principais planos de saúde e usa aprendizado de máquina para conseguir ler os campos independentemente da posição com a qual o cartão é fotografado. Assim, identifica e ilumina os campos que precisam ser coletados e transcritos pela tecnologia de OCR, como nome, número, validade e tipo de plano. A solução por enquanto se encontra em laboratório, mas deve entrar em fase de teste beta nas próximas semanas.

Este não é o primeiro projeto da companhia brasileira com tecnologia de reconhecimento de imagem. Ela desenvolveu também uma solução para identificação de cerca de 300 espécies de flores, que fará parte de um aplicativo móvel de uma empresa norte-americana de fertilizantes. Também é usada inteligência artificial, para aprimorar a precisão da identificação conforme aumenta a quantidade de imagens capturadas.

Chatbot

Outra novidade nos laboratórios da empresa é um chatbot no Slack criado para uma empresa de distribuição de eletricidade nos EUA. Sua função é pesquisar na Internet matérias sobre inovação em energia elétrica e listar semanalmente as mais importantes, assim como apontar os tópicos que estão sendo mais debatidos em torno do assunto. Os funcionários podem conversar com o chatbot, buscando por temas específicos. O robô também gera um resumo de poucas linhas sobre cada matéria.

Tecnologia: CI&T adota aprendizado de máquina para captura de dados de carteiras de planos de saúde