Assistentes virtuais: Google Assistente é lançado no Brasil

O assistente virtual do Google, chamado Google Assistente, agora está disponível em português do Brasil para usuários de smartphones com o sistema operacional Android nas versões 6 e 7. Para acessá-la, basta pressionar o botão “home” ou dizer “ok google”. O assistente, além de realizar buscas na Internet, consegue responder diretamente a diversas perguntas e solicitações relacionadas a conteúdos e aplicativos presentes no smartphone. Pode-se verificar compromissos na agenda, ou pedir para ver fotos do filho, ou ligar para a mãe, ou solicitar que toque músicas de uma banda específica no Spotify, por exemplo. O assistente também sabe contar piadas e tirar dúvidas sobre geografia, história e conhecimentos gerais.

O Google Assistente até então estava disponível em português apenas dentro do aplicativo de mensageria Allo. O serviço também funciona em inglês nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido; em espanhol, no México; em francês, na França; e em alemão, na Alemanha.

Sobre o trabalho de adaptação do Google Assistente para o Brasil, vale a leitura de matéria publicada por Mobile Time em maio passado com base em entrevista com Valdir Leme, head de marketing do Google no Brasil

Bots Experience 3

Está confirmada para 22 de novembro, no WTC, em São Paulo, a terceira edição do Bots Experience Day, evento pioneiro sobre o mercado brasileiro de bots, assistentes virtuais e inteligência artificial, organizado por Mobile Time. Ingressos antecipados com desconto já podem ser adquiridos pelo site ou pelo telefone 11-3138-4619.

Assistentes virtuais: Google Assistente é lançado no Brasil