Mensageria: Base mundial de usuários de apps de mensageria alcançará 1,82 bilhão este ano

A base mundial de usuários de aplicativos de mensageria móvel crescerá 15,5% este ano, passando de 1,58 bilhão para 1,82 bilhão de pessoas, segundo relatório da eMarketer. Isso será equivalente a 76,3% da base de usuários de smartphones no mundo. O número de usuários de apps de mensagens continuará crescendo nos próximos anos e chegará a 2,48 bilhões em 2021, prevêem os analistas da eMarketer. Os dados se referem a usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês).

Os cinco países com as maiores bases de usuários de apps de mensageria são também aqueles com as maiores populações: China, Índia, EUA, Brasil e Indonésia, nesta ordem. A projeção é de que a base brasileira cresça de 57,9 milhões em 2016 para 66,5 milhões este ano. Em 2021 serão 87,9 milhões. Ao longo desse período, o Brasil será ultrapassado pela Indonésia, que saltará de 52,2 milhões em 2016 para 95,9 milhões em 2021, em razão do avanço da penetração de smartphones no país asiático.

Market share

Há apenas dois players globais de mensageria, no entendimento do eMarketer: WhatsApp e Facebook Messenger. Ambos têm bases amplas e ativas em mais de 20 mercados. Outros quatro podem ser classificados como líderes multinacionais, com boa audiência em mais de três mercados, mas em menos de 20: WeChat, Viber, Line e Snapchat. Por fim, outros três são fortes players locais, concentrados em até três mercados: KakaoTalk, QQ e KiK.

A pedido da eMarketer, outra empresa de inteligência de dados móveis, a Apptopia, fez uma estimativa da base mundial de MAUs e de DAUs (usuários ativos diários) dos principais apps de mensageria. De acordo com seus cálculos, no primeiro trimestre deste ano o WhatsApp liderava com 988 milhões de MAUs e 633,5 milhões de DAUs, seguido de perto pelo Facebook Messenger (980,4 milhões de MAUs e 513 milhões de DAUs). As duas empresas, contudo, divulgam oficialmente ter 1,2 bilhão de MAUs. Cabe ressaltar que a base de smartphones pesquisados pela Apptopia se concentra no Ocidente. Por isso, talvez a diferença em relação aos números oficiais esteja nos mercados asiáticos.

Panorama Mobile Time/Opinion Box

O relatório da eMarketer cita dados de várias outras pesquisas ao redor do mundo, incluindo a mais recente edição de Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, que serve como fonte para alguns dos seus gráficos e análises. Uma nova edição da pesquisa brasileira está em desenvolvimento e será divulgada em agosto.

Mensageria: Base mundial de usuários de apps de mensageria alcançará 1,82 bilhão este ano