Seguros: Corretora brasileira vende seguros pelo WhatsApp

A corretora BR Insurance adotou o WhatsApp como canal preferencial para a venda de seguros para pessoas físicas. Desde o primeiro contato do cliente até o auxílio a um eventual sinistro, passando pelo envio de documentos: toda a comunicação entre a corretora e seu cliente pode acontecer, do começo ao fim, dentro do app de comunicação instantânea, afirma Ana Badaró, diretora de Personal Lines da BR Insurance.

As linhas mais populares de seguros para pessoa física ganharam números exclusivos para atendimento via WhatsApp na BR Insurance: residencial, automóvel, viagem e bicicleta. Há ainda um número para cuidar de sinistros e outro para o envio de lembretes de cobrança. Os atendentes digitam as mensagens em computadores aos quais os celulares estão conectados. Toda a conversa e seus respectivos arquivos são salvos no computador e depois apagados do telefone móvel, para não ocupar a memória do aparelho.

Desde que foi adotado, um ano e meio atrás, o WhatsApp provocou uma revolução na comunicação da BR Insurance. 90% dos 15 mil clientes com seguros para pessoa física aceitaram ser contactados pelo WhatsApp. “O WhatsApp facilita a nossa vida e a do nosso segurado. E aproxima o corretor do seu cliente”, comenta Badaró. Ela relata que até segurados com mais de 70 anos utilizam a ferramenta.

Em apenas um mês de uso do WhatsApp, a companhia decidiu abandonar o SMS, cancelando o contrato que tinha com uma ferramenta de disparo de mensagens de texto corporativas. Além de ser mais barato, o WhatsApp revela quem leu a mensagem, informação que o SMS não oferece. Outro canal que será descontinuado é o chat na web, hoje pouco utilizado. Já o atendimento através de ligação telefônica e email vai prosseguir porque em alguns casos o cliente prefere usar uma mescla desses canais em sua comunicação com a corretora. “No caso de um seguro de saúde ou de vida, podemos até passar o orçamento pelo WhatsApp, mas é preciso conversar pelo telefone”, comenta a executiva.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil, o WhatsApp está instalado em 98,1% dos smartphones de internautas brasileiros. E 97,5% deles acessam o app todo dia ou quase todo dia.

Seguros: Corretora brasileira vende seguros pelo WhatsApp