Governo: Apps de serviços do governo paulista registram 7,5 milhões de downloads em dois anos

A suíte de aplicativos de serviços públicos do governo paulista SP Serviços (Android, iOS) registrou 7,5 milhões de downloads desde que foi criada em 2015. Ela funciona como um catálogo no qual estã reunidos links para a instalação de todos os aplicativos móveis do governo estadual. O serviço mais popular é o do Detran, com 4,5 milhões instalações, seguido pelo Poupatempo, com mais de 900 mil. Ainda houve um aumento nas últimas semanas nos downloads do Nota Fiscal Paulista, que chega a 200 mil, para ver saldo e pedir a liberação de créditos estatais para a conta corrente de um cidadão.

Dentro desses apps, um usuário pode ter acesso a diversas funções. No Detran, por exemplo, a pessoa tem fácil acesso às pontuações na carteira de motorista, restrições de veículo e testes para renovar ou tirar uma nova habilitação. Já no Poupatempo, os usuários têm acesso às informações das unidades, taxas de pagamento e até agendamento de horários para realizar serviços, como elaboração de RG e CNH.

Novos apps

O governo informa que adicionou os apps Cuide-se bem e Denúncia Ambulante. O primeiro foi criado pela Secretária da Saúde para pacientes que tratam Hepatite C e HIV controlarem medicamentos, doses e horários de consultas com seus médicos. O segundo é para alertar para as autoridades estaduais sobre crimes que afetam o meio ambiente, como desmatamento, queimadas, poluição aérea, emergências químicas (como vazamentos ou poluição em rios e lençóis freáticos) e tráfico de animais.

Governo: Apps de serviços do governo paulista registram 7,5 milhões de downloads em dois anos