Navegação: Android Auto

Alguns meses atrás, o Google disponibilizou em formato de app o Android Auto, seu sistema para carros conectados. A proposta é evitar que o motorista precise tocar no celular enquanto dirige. As principais funções do aparelho passam a ser acessíveis por comandos de voz, e informações consideradas relevantes são exibidas na tela em formato de cartões, com letras grandes, de maneira a facilitar a leitura pelo condutor. Mensagens recebidas por SMS e WhatsApp são transformadas em áudio e faladas pelo app. O motorista pode respondê-las também falando. Além do WhatsApp, alguns outros aplicativos estão integrados ao Android Auto, evitando que o usuário precise sair dele para acessá-los. É o caso do Spotify, muito usado dentro dos carros para a trilha sonora durante as viagens.

O Android Auto é acionado automaticamente toda vez que o smartphone do usuário é pareado com o sistema bluetooth do seu carro, o que economiza tempo e cliques. A primeira tela é composta de cartões com informações importantes, como as últimas mensagens recebidas e chamadas realizadas, além de previsão do tempo no local. Às vezes, ele prevê (e acerta) para onde você vai (casa, trabalho etc) e já informa a melhor rota e o tempo estimado para a chegada. Tive dificuldade, contudo, em me acostumar com a sua interface de navegação. Achei um tanto confusa e de difícil visualização da rota, mas pode ser porque eu esteja demasiadamente acostumado com o uso diário do Waze. Possivelmente motoristas que ainda não têm um app de navegação favorito poderiam aceitar melhor a interface do Android Auto.

Um ponto negativo é que a sincronização das mensagens, pelo menos do WhatsApp, não funciona muito bem. As mensagens mais recentes nem sempre aparecem no topo para serem respondidas. Senti falta também de mais opções de comandos de voz pelo Spotify dentro do Android Auto, como pedir para tocar uma playlist específica.

O Android Auto com certeza ainda será muito aperfeiçoado, mas já vale a pena experimentá-lo, especialmente para aqueles motoristas que precisam se controlar em não botar as mãos no smartphone enquanto dirigem.

Navegação: Android Auto