Handsets: S8+ traz “tela infinita” e uma nova assistente digital, a Bixby

A Samsung apresentou seus novos smartphones top de linha nesta quarta-feira, 29, o Galaxy S8 e S8+. Chamam a atenção o design e a presença de uma assistente digital própria, batizada como Bixby. O lançamento mundial acontecerá no dia 21 de abril.

Os dois modelos têm a tela com bordas curvadas, característica lançada originalmente dois anos atrás, com o S6 edge, e que, por enquanto, é exclusiva da Samsung. Além disso, a empresa retirou o botão físico que ficava na parte de baixo dos modelos anteriores e o integrou à tela, como um botão virtual. Isso permitiu alongar a tela, aumentando a sua proporção sobre a frente do smartphone. No S8, a tela tem 5,8 polegadas e corresponde a 83,6% da frente do aparelho. No S8+, tem 6,2 polegadas e ocupa 84% do espaço. Para efeito de comparação, o S7 edge tem tela de 5,5 polegadas, mas uma uma proporção menor sobre a frente: 76,1%. Ou seja, os novos smartphones praticamente não têm mais aquela moldura envolta da tela. A Samsung chama o novo design de “tela infinita”. Em vez de um smartphone grande, uma tela grande, diz a fabricante sul-coreana em uma das peças publicitárias sobre os produtos. As telas usam Gorilla Glass 5.0. E, tal como seus antecessores, o S8 e o S8+ são à prova d’água e de poeira, com certificado IP68.

Outra novidade importante é a inclusão de uma assistente digital da Samsung, a Bixby, que pode ser acionada por voz. Ela é dotada de inteligência artificial e vai aprendendo mais sobre o usuário com o passar do tempo. Uma das suas características é ter uma aplicação de reconhecimento de imagem: ao focar em um objeto com a câmera, a Bixby fornece informações sobre ele, tal como faz o o Google Goggles.

Também merece destaque a inclusão de um sensor para reconhecimento de íris, componente que apareceu pela primeira vez no portfólio da Samsung com o Note 7, ano passado. O S8 e S8+ continuam tendo leitor de impressão digital.

Outras especificações

Ambos os aparelhos vêm com Android 7.0; 4GB de RAM; 64 GB de memória interna, expansível com cartão microSD até 256 GB; câmera traseira de 12 MP e frontal de 8 MP; processador octacore (2,3 GHz quadcore + 1,7 GHz quadcore – Snapdragon 835); conectividade 4G (LTE cat 16). O S8 tem 3 mil mAh de bateria e o S8+, 3,5 mil mAh. Ambos têm recarga sem fio. Haverá versões com uma e com duas entradas para SIMcards. As cores serão preto, cinza, prata, azul e dourado.

Handsets: S8+ traz “tela infinita” e uma nova assistente digital, a Bixby