Lojas de aplicativos: Tencent lidera ranking de faturamento nas lojas de aplicativos em 2016

A chinesa Tencent, criadora do WeChat, foi o publisher com maior faturamento no mundo em 2016 somando as duas principais lojas de aplicativos: Google Play e App Store. É  o que informa a App Annie, que elaborou um ranking com os 52 publishers que mais geraram receita nas duas lojas no ano passado. Para o cálculo, foram consideradas apenas as vendas que passam pela plataforma de billing da Apple e do Google, ou seja, downloads pagos e vendas in-app. Não está computada a receita com publicidade móvel ou com assinaturas feitas fora das lojas – daí a explicação para a ausência de Facebook e Netflix no ranking, respectivamente.

O segundo colocado é a finlandesa Supercell, criadora do game Clash of Clans. Um detalhe curioso é que a Supercell hoje pertence à Tencent, que detém 84% do seu capital. Embora operem como empresas separadas, as duas primeiras colocadas do ranking são parte de um mesmo grupo.

Dentre os 10 primeiros lugares no ranking, oito são publishers relacionados ao mundo de jogos móveis. As duas exceções são a própria Tencent, que é mais famosa pelo WeChat mas também possui jogos, e a japonesa Line, que é  comunicador instantâneo mais popular do Japão.

A AppAnnie destaca em sua lista as ascensões da Tencent, que em 2015 ocupava a sexta posição; da NetEase, criadora do game Fantasy Westward, que subiu da nona para a terceira colocação; e da Niantic, desenvolvedora do Pokémon Go, que pela primeira vez aparece entre os 10 publishers que mais geraram receita.

Quanto à nacionalidade dos publishers mais rentáveis, três países se destacam em quantidade de nomes na lista: o Japão tem 17; os Estados Unidos, 16; e a China, 11.

Veja abaixo os 10 publishers que mais geraram receita na App Store e na Google Play e seus respectivos países de origem. A lista completa com os 52 nomes está disponível no site da App Annie.

1- Tencent (China)
2- Supercell  (Finlândia)
3- NetEase  (China)
4- MZ (EUA)
5- Activiosn Blizzard (EUA)
6- mixi (Japão)
7- Line (Japão)
8- Bandai Namco (Japão)
9- Netmarble (Coreia do Sul)
10- Niantic (EUA)

Lojas de aplicativos: Tencent lidera ranking de faturamento nas lojas de aplicativos em 2016