Acessibilidade: Windows 10 Mobile ganha novidade em áudio para usuários cegos

A Microsoft criou uma opção simples, mas bem interessante, para usuários com deficiência visual: é a função de saída única de som (mono) quando a pessoa está usando fone de ouvido. Esses usuários, quando estão engajados em conversas no smartphone, usam apenas um fone em um ouvido, pois o outro precisa prestar atenção ao redor.  A nova função faz parte da atualização do Windows 10 Mobile, apresentada na última semana pela Microsoft.

Além da função para usuários com diferentes graus de cegueira, destaca-se a nova opção para narração do navegador Microsoft Edge.  Com ela, os usuários de smartphones com o sistema operacional da fabricante norte-americana vão poder ouvir páginas e e-books ao acionar a função “read aloud”. A opção do “read aloud” permite ler arquivos de livro “EPUB” e possui suporte para 24 idiomas, incluindo o português (brasileiro e d Portugal), inglês (britânico e norte-americano), francês, alemão e espanhol.

Entre outras novidades para o OS estão: a disponibilização de emojis coloridos de acordo com o site (antes os emoticons no teclado do Windows 10 Mobile eram em preto e branco); a introdução de coleções no hub de feedbacks, assim os usuários poderão ver com mais clareza se outra pessoa já informou aos engenheiros da Microsoft sobre problemas no sistema; melhoria no consumo de bateria do OneDrive, Dropbox e Google Drive, quando estão em segundo plano; e os desenvolvedores de apps poderão adicionar a opção para os usuários escolherem seus aplicativos para ficarem como card principal na tela de entrada do smartphone.

Acessibilidade: Windows 10 Mobile ganha novidade em áudio para usuários cegos