Mercado: Nasdaq e NYSE disputam a IPO da Snap

As duas principais bolsas de valores de Wall Street, Nasdaq e New York Stock Exchange (NYSE), estão em uma batalha para trazer às suas casas o Snap – holding do Snapchat e do wearable Spectacles – e sua oferta inicial de ações (IPO) estimada em US$ 25 bilhões. Na disputa, a Nasdaq chegou a usar um helicóptero para apresentar uma tomada aérea com o óculos inteligente aos seus seguidores nas redes sociais. No mesmo dia, a NYSE mostrou o vestível do alto do seu prédio também em suas redes, informou a Reuters.

Além disso, a NYSE colocou um banner enorme amarelo do Snapchat na frente de seu prédio. Como pano de fundo, a instituição queria chamar a atenção dos donos da holding para conhecer suas instalações em outubro, durante as conversas iniciais da IPO. O executivo da Nasdaq para mídias sociais, Josh Machiz, revelou à agência de notícias que a sua organização alugou o helicóptero para apresentar “excitação e pensamentos” para o lançamento do Spectacles.

Por trás da disputa não estão apenas os US$ 25 bilhões e o direito de transacionar ações no pregão, mas a abertura de espaço para outras IPOs de tecnologia que devem acontecer nos próximos dois anos (Uber, AirBnB e Spotify, por exemplo).

A NYSE tem perdido substancial espaço na disputa de oferta inicial de ações para a Nasdaq, em um setor que está cada vez mais cauteloso em ir aos pregões – sua última grande IPO foi a do Twitter em 2013. Já a Nasdaq ficou marcada por ter diversas falhas tecnológicas no processo que transformou o Facebook em empresa de capital aberto em 2013.

Mercado: Nasdaq e NYSE disputam a IPO da Snap