Inteligência Artificial: Adobe estuda uso de assistente digital por voz para edição de fotos

A Adobe está trabalhando em seu próprio projeto de assistente digital. Diferentemente de Amazon Alexa, Microsoft Cortana, Google Assistant e Siri, da Apple, o projeto da desenvolvedora de softwares busca ajudar os usuários não nos seus afazeres diários, mas na edição de fotos.

Em um vídeo postado no YouTube pela equipe da Adobe Research, a tecnologia do sistema Adobe Sensei (baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina) é combinada com interação por voz para fazer as edições. Na gravação de 30 segundos, um usuário pôde reduzir a foto e colocar em formato de quadrado,  usando apenas um tablet comandado por sua fala.

“Este é um primeiro passo para uma interface multimodal robusta baseada em voz, que permite aos nossos clientes criativos fazer pesquisas e edição de imagens de uma forma fácil e envolvente usando aplicativos móveis da Adobe”, diz a legenda do vídeo publicado.

Na descrição do vídeo, a Adobe explica que seu sistema de reconhecimento de fala pode aceitar instruções de voz do usuário para editar as fotos através de processamento local (no dispositivo) ou através de um sistema baseado na nuvem.

Inteligência Artificial: Adobe estuda uso de assistente digital por voz para edição de fotos