Esportes: GranPlay: app ajuda tenistas a alugar quadras

Praticar um esporte pode por muitas vezes ser uma experiência solitária. Arrumar amigos, espaço e horário são alguns dos desafios que os esportistas enfrentam. Foi o caso do desenvolvedor Wilson Honda, que viu no problema uma oportunidade para criar o aplicativo GranPlay (iOS) para auxiliar esportistas a agendar quadras.

“Eu entrei no clube de Alphaville e não conhecia ninguém para jogar tênis. Para quem é novo em um lugar acaba sendo difícil interagir. Daí, fiquei com essa ideia na cabeça”, explica Honda. “Comecei a viajar para fora e vi que as quadras ficavam livres por lá também. Pesquise e não encontrei nada, nenhuma plataforma ou app. A ideia se consolidou de vez quando fui a um condomínio. Eles tinham quadra, mas não tinha ninguém para jogar”.

Como funciona

No GranPlay, o usuário pode fazer uma pré-reserva em uma quadra de tênis em um clube, associação ou condomínio e convidar os amigos para jogar. Inicialmente, o app já está sendo usado no Alphaville Tênis Clube e três condomínios residenciais na região de Alphaville-Barueri, cidade na região metropolitana de São Paulo. Em menos de um mês de uso, mais de 2 mil pessoas estão cadastradas no app, sendo 100 delas ativas, diz o criador do app. Além da facilidade para o praticante do esporte, a plataforma permite melhor controle de gestão e acesso às quadras em condomínios e clubes. Contudo, esta é a apenas a primeira fase do GranPlay.

Investidores e monetização

Sobre monetização, o empreendedor explica que buscará patrocínios e, futuramente, investidores. Por enquanto, sua principal fonte de renda será o aluguel e agendamento de quadras nas academias de tênis, funcionalidade que deve entrar na próxima atualização do aplicativo. “Assim que entrarmos nas academias vai ter método de pagamento via app. Nós vamos cobrar uma taxa em cima disso”, disse. “Depois que o aplicativo formar massa crítica queremos apresentar para novos investidores”.

Expansão

Honda explica que o app ganhará a opção de reserva de quadras para outros esportes, com a locação de quadras de futebol (society, salão e gramado sintético) sendo a próxima etapa. Com a expansão para outras modalidades, o desenvolvedor espera ter 100 mil downloads e 10 mil usuários ativos até o final de 2017. Vale frisar que o executivo deseja levar sua plataforma para São Paulo e outras cidades a partir de fevereiro, além de uma versão do GranPlay para dispositivos Android.

Esportes: GranPlay: app ajuda tenistas a alugar quadras