Panorama Mobile Time/Opinion Box: 81% dos internautas brasileiros baixaram pelo menos um app nos últimos 30 dias

O desaquecimento das lojas de aplicativos, fenômeno que começa a preocupar desenvolvedores em mercados maduros como o norte-americano e o europeu, ainda não chegou ao Brasil. 80,7% dos internautas brasileiros com smartphone declaram ter baixado pelo menos um app novo nos últimos 30 dias, sendo que 32% o fizeram nas últimas 24 horas. Apenas 16,7% baixaram pela última vez entre um e seis meses atrás. E 2,6%, há mais de seis meses. É o que revela a mais nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.

O problema no Brasil é outro: os celulares de gama baixa têm pouca memória, o que obriga os consumidores a ficar somente com os apps que realmente mais utilizam, o que gera uma retenção baixa dos aplicativos instalados.

Aliás, continua baixa a proporção de brasileiros que já pagaram pelo download de um app: apenas 15%. Por outro lado, quase a metade (47,8%) já fez compras de bens virtuais dentro de apps. Esse percentual vem crescendo gradativamente. Na primeira edição da pesquisa, em abril de 2015, era de 39,5%.

Sobre a pesquisa

Esta edição da pesquisa inclui também:

  • Ranking dos 20 apps mais comumente encontrados na home screen do smartphone do brasileiro
  • Ranking dos apps favoritos dos brasileiros
  • Ranking dos games móveis mais jogados pelos brasileiros atualmente
  • Ranking dos serviços de entretenimento móvel pago mais populares no Brasil
  • Ranking dos antivírus móveis mais populares no Brasil
  • Ranking dos serviços de backup móvel mais populares no Brasil
  • Análise assinada por Fernando Paiva, editor do Mobile Time

Foram entrevistados ao longo de novembro 1.963 brasileiros que acessam a Internet e que possuem smartphone. Foram respeitadas as proporções de gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica desse grupo. A pesquisa tem validade estatística, com  grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

O relatório completo custa R$ 299 e pode ser pode ser comprado diretamente por este link no PagSeguro (https://pag.ae/bbfZjvB), ou pelo site www.pesquisasmobiletime.com.br, ou encomendado pelo email mobiletime@mobiletime.com.br.

 

Panorama Mobile Time/Opinion Box: 81% dos internautas brasileiros baixaram pelo menos um app nos últimos 30 dias