O desaquecimento das lojas de aplicativos, fenômeno que começa a preocupar desenvolvedores em mercados maduros como o norte-americano e o europeu, ainda não chegou ao Brasil. 80,7% dos internautas brasileiros com smartphone declaram ter baixado pelo menos um app novo nos últimos 30 dias, sendo que 32% o fizeram nas últimas 24 horas. Apenas 16,7% baixaram pela última vez entre um e seis meses atrás. E 2,6%, há mais de seis meses. É o que revela a mais nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.
O problema no Brasil é outro: os celulares de gama baixa têm pouca memória, o que obriga os consumidores a ficar somente com os apps que realmente mais utilizam, o que gera uma retenção baixa dos aplicativos instalados.
Aliás, continua baixa a proporção de brasileiros que já pagaram pelo download de um app: apenas 15%. Por outro lado, quase a metade (47,8%) já fez compras de bens virtuais dentro de apps. Esse percentual vem crescendo gradativamente. Na primeira edição da pesquisa, em abril de 2015, era de 39,5%.
Sobre a pesquisa
Esta edição da pesquisa inclui também:
- Ranking dos 20 apps mais comumente encontrados na home screen do smartphone do brasileiro
- Ranking dos apps favoritos dos brasileiros
- Ranking dos games móveis mais jogados pelos brasileiros atualmente
- Ranking dos serviços de entretenimento móvel pago mais populares no Brasil
- Ranking dos antivírus móveis mais populares no Brasil
- Ranking dos serviços de backup móvel mais populares no Brasil
- Análise assinada por Fernando Paiva, editor do Mobile Time
Foram entrevistados ao longo de novembro 1.963 brasileiros que acessam a Internet e que possuem smartphone. Foram respeitadas as proporções de gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica desse grupo. A pesquisa tem validade estatística, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
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