A proporção de internautas brasileiros com smartphone que declaram assinar algum serviço de entretenimento com pagamento de mensalidade e cuja utilização acontece predominantemente através de app no aparelho mais que dobrou entre abril e novembro deste ano, passando de 18,8% para 40,1%. O hábito é mais comum entre usuários de iPhone (54%), por conta do seu poder aquisitivo, do que entre aqueles com aparelhos Android (39%). Os números fazem parte da nova edição da pesquisa Panorama Mobile Tim/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil.
A explicação para o crescimento do entretenimento móvel pode estar na crise econômica. O serviço líder absoluto entre os citados por esse grupo é o Netflix, assinado por 58,9% dos internautas brasileiros com smartphone que pagam por um serviço de entretenimento móvel (tabela 4). Como o Netflix tem um preço muito mais baixo que os serviços tradicionais de TV por assinatura, é possível que esteja roubando share deles nestes tempos de recessão.
Sobre a pesquisa
Esta edição da pesquisa inclui também:
- Ranking completo dos 20 apps mais comumente encontrados na home screen do smartphone do brasileiro
- Ranking dos apps favoritos dos brasileiros
- Ranking dos games móveis mais jogados pelos brasileiros atualmente
- Ranking dos serviços de entretenimento móvel pago mais populares no Brasil
- Ranking dos antivírus móveis mais populares no Brasil
- Ranking dos serviços de backup móvel mais populares no Brasil
- Análise assinada por Fernando Paiva, editor do Mobile Time
Foram entrevistados ao longo de novembro 1.963 brasileiros que acessam a Internet e que possuem smartphone. Foram respeitadas as proporções de gênero, faixa etária, renda familiar mensal e distribuição geográfica desse grupo. A pesquisa tem validade estatística, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
O relatório completo, de 21 páginas em PDF, custa R$ 299 e pode ser pode ser comprado diretamente por este link no PagSeguro (https://pag.ae/bbfZjvB), ou pelo site www.pesquisasmobiletime.com.br, ou encomendado pelo email mobiletime@mobiletime.com.br