Utilitário: Explika

A proposta do Explika (Android) é monitorar o consumo do usuário em ligações, dados e SMS para recomendar a melhor operadora e o melhor plano possível de acordo com o seu perfil. Ele tem duas características que contam positivamente a seu favor nessa tarefa: 1) é um app independente, ou seja, sem relação com qualquer operadora ou outro interessado nesse assunto; 2) foi criado por brasileiros, o que é essencial para entender e acompanhar o mercado local – há diversos outros apps de monitoramento de consumo de telefonia celular, mas quase todos estrangeiros e que não se arriscam a recomendar planos locais.

O app coleta todas as informações de chamadas dos últimos meses guardadas no histórico do aparelho e apresenta um resumo mensal, de acordo com a data de pagamento da fatura, definida pelo usuário. O relatório é bastante claro e de fácil leitura. Em vez da ordem cronológica, as chamadas são agrupadas por número. Desta forma, podemos saber de quem e para quem mais ligamos. Ele soma automaticamente o tempo total das chamadas recebidas e feitas para cada número. E mostra também o total de chamadas entrantes e saintes por mês, assim como a soma delas, o que te permite saber quanto tempo você ficou com o telefone pendurado na orelha — cuidado, pois essa descoberta pode ser um tanto assustadora. Só por isso já vale o download, pois é uma forma muito mais interessante de acompanhar o consumo do que as quase ininteligíveis faturas telefônicas.

Merece destaque positivo também o relatório de dados, organizado por app e separado por rede móvel e Wi-Fi, outra informação essencial para monitorar nosso consumo. Desta forma, sabemos onde está concentrado o nosso tráfego exatamente, o que permite certas mudanças de hábito para poupar a franquia.

Não poderia deixar de mencionar o slogan do Explika, um bem bolado trocadilho: “Explika: a gente te conta.” Realmente, me contaram como é o meu perfil de consumo como nunca uma conta telefônica conseguira antes.

O Explika acabou de ser lançado, não tem nem um mês de vida. Por isso, esta avaliação ainda é um pouco prematura, reconheço. Aliás, o próprio app pede pelo menos dois meses pós-instalação para poder sugerir um plano para o usuário. Essa recomendação será cobrada e entregue junto com um estudo personalizado sobre o consumo do usuário. Mesmo sem ter testado essa funcionalidades especificamente, recomendo o download pelas suas funcionalidades gratuitas.

Utilitário: Explika