Comportamento: Smartphone é a mídia na qual o brasileiro passa mais tempo: 11,8 horas por semana

O smartphone é a mídia na qual o brasileiro interage por mais tempo ao longo da semana: 11,8 horas. O smartphone está à frente de todas as outras mídias digitais: tablets (3,5 horas), laptops (9 horas), desktops (7,2 horas), TV com conexão à Internet (4,2 horas), videogame com conexão à Internet (2,2 horas) e ebooks (1,8 hora). E também vence todos os canais offline: TV (8,1 horas), rádio (3,7 horas), jornais (2,4 horas) e revistas (2,4 horas). Os dados foram divulgados pelo mais novo estudo da IMS sobre mobilidade na América Latina, em parceria com a comScore. A liderança do smartphone foi verificada em todos os outros mercados incluídos na pesquisa: Chile, Argentina, México, Peru e Colômbia.

A preferência pelo smartphone é ainda maior quando analisado especificamente o grupo na faixa etária entre 18 e 34 anos. Os jovens brasileiros passam 13,4 horas por semana olhando a tela desse aparelho.

Sistema operacional e tipo de conexão

O sistema operacional móvel líder na América Latina é o Android, que responde por 81% da base instalada de smartphones, informa a pesquisa, seguido pelo iOS, com 17%.

O 4G alcançou o 3G em penetração na região. Em apenas um ano subiu de 23% para 44% o percentual de usuários de smartphone na América Latina que declaram utilizar a rede 4G para acesso à Internet. E caiu de 65% para 44% aqueles que utilizam a rede 3G. Além disso, 74% afirmam que navegam pelo aparelho através de Wi-Fi.

O relatório pode ser baixado na íntegra no site da IMS.

Comportamento: Smartphone é a mídia na qual o brasileiro passa mais tempo: 11,8 horas por semana