Comportamento: Cada smartphone na América Latina tem, em média, 19,5 apps instalados

Cada smartphone na América Latina tem, em média 19,5 apps instalados, revela a nova pesquisa sobre mobilidade da IMS, em parceria com a comScore. Um ano atrás, na edição anterior da pesquisa, a média era de 18 apps por smartphone. Dentre os seis países pesquisados, o México é aquele com a maior média: 20 apps. O Brasil vem em segundo, com 19,8, seguido por Argentina (19,3), Colômbia (19), Peru (17,4) e Chile (17).

Na entrevista, a pesquisa forneceu uma lista de 15 apps populares e pediu para que os usuários informassem quais possuem instalados em seu smartphone. Confirmando a tendência já verificada na pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, o líder é o WhatsApp, presente em 90% dos aparelhos. O restante da lista, em ordem decrescente, é a seguinte: YouTube (86%), Facebook (85%), Google Maps (78%), Facebook Messenger (76%), Instagram (55%), Twitter (50%), Skype (48%), Yahoo (35%), Spotify (32%), EA Games (32%), Google Talk (31%), Linkedin (28%), Snapchat (26%), Waze (25%). Alguns dos apps listados, como Waze, Spotify, Snapchat e Yahoo são representados comercialmente pela IMS para a venda de publicidade na América Latina.

Vale destacar a diferença de metodologia em relação à pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, na qual os entrevistados são convidados a informar até 10 apps que possuem instalados em sua home screen e não é fornecida uma lista prévia — as pessoas escrevem livremente os nomes dos apps, justamente para que seja possível descobrir tendências de popularidade em apps até então menos conhecidos. No ranking dos 20 apps mais comuns na home screen dos smartphones no Brasil, produzido por Panorama Mobile Time/Opinion Box, aparecem, por exemplo, alguns apps de bancos brasileiros, como Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.

Jornada diária

Uma novidade interessante da pesquisa da IMS é a medição do uso de apps ao longo do dia. A pesquisa dividiu o dia em 10 momentos/atividades e pediu para os entrevistados informarem quais aplicativos costumam usar em cada um deles. Abaixo estão listados os três mais populares em cada momento e seus respectivos percentuais. Merece atenção a onipresença do WhatsApp, único app que figura entre os três primeiros em todos os 10 momentos.

1) Ao acordar – WhatsApp (53%), Facebook (36%) e Facebook Messenger (28%)
2) No café da manhã – WhatsApp (37%), Facebook (28%) e Instagram (21%)
3) Em deslocamentos – Waze (46%), WhatsApp (36%) e Spotify (32%)
4) No trabalho/escola – WhatsApp (44%), LinkedIn (31%) e Facebook (29%)
5) No almoço – WhatsApp (40%), Facebook (29%) e Facebook Messenger (25%)
6) Ao fazer compras – WhatsApp (25%), Foursquare (16%) e Snapchat (14%)
7) Ao assistir TV – WhatsApp (38%), Facebook (27%) e Facebook Messenger (23%)
8) Outros momentos de lazer em casa – Games (53%), YouTube (53%) e WhatsApp (52%)
9) Em bares e restaurantes – WhatsApp (25%), Shazam (15%) e Foursquare (14%)
10) Na cama, antes de dormir – WhatsApp (35%), Facebook (27%) e Instagram (23%).

O estudo ouviu 4.851 pessoas em seis mercados latino-americanos. O relatório completo está disponível no site da IMS.

Comportamento: Cada smartphone na América Latina tem, em média, 19,5 apps instalados