Conteúdo móvel: Conteúdo brasileiro chega ao iMessage

A loja do iMessage, serviço de mensagens para iPhones e iPads, foi lançada no dia 13 de setembro, junto com a nova versão do sistema operacional móvel da Apple, iOS 10. A grande maioria dos títulos disponíveis são pacotes de adesivos digitais, conforme noticiou Mobile Time na semana passada. No catálogo, já existem títulos brasileiros, a maioria de conteúdo infantil.

Em uma pesquisa pela loja, foram identificados cinco  títulos de provedores brasileiros, todos pacotes de adesivos. A 01 Digital, responsável pelos aplicativos móveis da Galinha Pintadinha, da dupla Palavra Cantada e dos palhaços Patati Patatá, lançou pacotes de adesivos digitais das três marcas na loja do iMessage, vendidos a US$ 1,99 cada. O PlayKids, app de conteúdo infantil da Movile, também disponibiliza um pacote de adesivos digitais para seus usuários.

O único título brasileiro não relacionado ao público infantil é o pacote de adesivos “Gramática – Escreva Certo”, que oferece stickers que apontam erros de ortografia e gramática, para serem adicionados durante uma conversa. Seu preço é de US$ 0,99. Ele foi desenvolvido pela DAN Clínica Médica Anestésica, que tem também um aplicativo de gerenciamento de clínicas médicas para iPad. Há versões em espanhol e em inglês de adesivos digitais com correções de ortografia e gramática, mas de outros desenvolvedores.

Segundo levantamento feito pela Sensor Tower, uma semana atrás a loja do iMessage contava com 1,6 mil títulos, dos quais 1,2 mil era pacotes de adesivos digitais. A maioria desses pacotes (75%) são vendidos, com preços que variam entre US$ 0,99 e US$ 3,99.

Análise

Na Ásia, a venda de adesivos digitais é sucesso dentro de plataformas de mensagens como WeChat e Kakao Talk. No Brasil, ainda é cedo para saber se esse produto dará certo. De qualquer forma, seu custo de produção é baixo. Para empresas que possuem a licença de uso de marcas conhecidas e já têm uma equipe de desenvolvimento ativa trabalhando em apps, não custa praticamente nada experimentar.

Conteúdo móvel: Conteúdo brasileiro chega ao iMessage