Turismo: RIOGaleão

Em meio a tantas notícias negativas na economia, na política e na segurança pública, o carioca tem um motivo para se orgulhar: o novo aeroporto internacional do Galeão não deixa nada a desejar quando comparado com os mais modernos do mundo. E uma das novidades trazidas pela atual administração é um aplicativo móvel (Android, iOS) com uma série de facilidades para quem for embarcar ou desembarcar no aeroporto.

O app foi nitidamente construído com foco em usabilidade, dando destaque para as informações mais úteis para quem visita o aeroporto. Por exemplo, logo na primeira tela o app informa o tempo estimado para chegada de carro até o Galeão, em integração com Waze, Google Maps e Mapas, da Apple. A primeira tela também exibe a temperatura e a previsão do tempo na área do aeroporto.

Arrastando a tela para a esquerda, abre-se uma tela com a lista de todos os voos que vão chegar ou partir do Galeão nas próximas horas. É possível escolher um ou mais voos para seguir. A partir daí, o usuário começa a receber notificações sobre cada novo status do voo. No caso de partidas, fica sabendo sobre abertura de check-in, início do embarque, última chamada, decolagem etc. No caso de chegadas, é informado da previsão de aterrisagem, do pouso, da esteira das bagagens etc. Depois de escolhidos os voos a serem seguidos, suas informações passam a ser mostradas no formato de cartões na tela inicial do app.

O app oferece ainda navegação pedestrial com a planta do aeroporto, trocando dados com 3 mil beacons espalhados pelos dois terminais do Galeão. É o primeiro aeroporto da América Latina a contar com essa tecnologia. O usuário pode buscar por guichês de companhias aéreas, lojas e restaurantes. O app reconhece onde você está e traça a rota até o destino, com direcionamento passo a passo. A comunicação com Bluetooth para navegação indoor consome um pouco de bateria, cabe ressaltar.

É possível ainda pagar o estacionamento por dentro do app, usando a câmera para escanear o código de barras e cadastrando o cartão de crédito. No futuro, será possível também realizar o check-in por dentro do app, dependendo, contudo, de acordos comerciais com as companhias aéreas.

Merece destaque o visual do app, que é moderno e atraente. A primeira tela traz ao fundo sempre uma imagem do aeroporto obtida com o Flickr, do Yahoo, e que remete ao horário do dia e às condições climáticas do momento.

Acredito que seja um bom aplicativo para quem vive no Rio e que volta e meia realiza viagens internacionais ou busca pessoas no aeroporto. Neste caso, seria bastante interessante contar com o check-in dentro do app das variadas companhias aéreas que operam no avião. Afinal, é mais fácil concentrar esse serviço dentro de um único aplicativo do aeroporto onde o usuário reside do que ter apps de várias companhias aéreas diferentes.

Turismo: RIOGaleão