Sete abordagens simples para extrair mais valor da mobilidade

Como muitos já sabem, para manter a competitividade nos dias atuais, é preciso ter presença em dispositivos móveis. Mobilidade, porém, vai além de uma interface de site amigável para smartphones e tablets (embora isso seja fundamental para empresas de varejo!).

Uma estratégia mobile precisa ser capaz de conectar clientes e empregados, ajudando esses públicos a  dialogarem entre si. Ouvimos alguns especialistas para ajudar sua companhia a fazer esse movimento com mais assertividade e listamos ferramentas simples que potencializarão suas iniciativas.

1. Geolocalização móvel. Com o avanço de tecnologias de beacons e geotargeting, se torna cada vez mais fácil direcionar mensagens aos clientes com base em dados de geolocalização por meio de aplicativos móveis, comenta Johan den Haan, CTO da Mendix.

“Por exemplo, integrando uma tecnologia de geolocalização em uma aplicação móvel, empresas podem enviar ofertas especiais para um cliente que está próximo a uma loja”, adiciona.

Roger Hurni, chief creative officer da Off Madison Ave, afirma que essa abordagem permite reduzir custos e focar estratégias mais aderentes ao mercado, pois, normalmente, são feitas no lugar certo e na hora certa.

“Identifique seus clientes leais e mande mensagens sobre ofertas exclusivas, um evento ou uma promoção relâmpago quando eles estiverem perto de sua loja. Isso fará com que se sintam especiais e pode desencadear uma venda”, afirma Ashley Orndorff, analista de mercado da Visual Impact Group.

2. Programas de fidelidade móveis. “Crie um aplicativo móvel para seu programa de fidelidade e dê, a quem baixar o sistema, ofertas exclusivas e vantagens extras”, comenta Ashley, aconselhando que, para tornar a ferramenta ainda mais efetiva, tente engajar os usuários com pesquisas para encontrar padrões e preferências.

3. Agendamentos e lembretes. Caso sua empresa atue no segmento de serviços, os dispositivos móveis também representam uma boa forma de manter uma relação próxima com seus clientes. Smartphones são uma ferramenta poderosa para agendar ou marcar reuniões, enviar avisos ou confirmar compromissos.

4. Mobile payments. Cada vez mais tecnologias móveis substituem rotinas financeiras, comenta Craig Bloem, fundador da FreeLogoServices.com. Diversos aplicativos surgem no mercado, permitindo que “empresas de todos os portes usem smartphones para aceitar pagamentos eletrônicos. É uma grande transformação”, adiciona.

Outra vantage de usar sistemas de pagamentos móveis é que os “dados podem ser integrados com outros apps (através da nuvem) de uma maneira muito mais fácil do que métodos tradicionais”, sentencia David Mercer, fundador da SME Pals. Os registros de transações podem se conectar com outros sitemas corporativos e otimizar fluxos para automatização de diversas áreas de uma empresa.

5. Comunicação e colaboração. Smartphones são mecanismos poderosos de comunicação em sua essência. “E comunicação e colaboração é um fator fundamental em uma empresa”, comenta Dan Ward, cofundador da Detroit Labs, citando que existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para otimizar processos de comunicação das empresas com seus públicos de interesse.

“Aplicativos como o Slack são ótimos para impulsionar a colaboração entre membros de um time e a priorização de projetos em empresas de qualquer porte”, ilustra Bloem. “Esses sistemas possibilitam a interação e o compartilhamento de documentos e informações em qualquer lugar”, adiciona.

Outra tecnologia citada é o Dropbox, considerada por Ward como “essencial para a troca de documentos”. “Ele oferece camadas privadas, compartilhadas, e a habilidade de acesso de qualquer lugar por meio de um ótimo aplicativo móvel”, completa.

6. Atendimento ao cliente. Apps permitem que empresas ajudem seus clientes de forma mais efetiva. “Precisamos responder aos nossos consumidores em até quatro horas para manter nossa reputação”, cita Bloem, sobre o SLA de sua companhia. “Com o Desk.com, nosso time de serviços aos clientes pode acessar os usuários de qualquer lugar”, adiciona.

“Nós usamos o Zendesk para suporte e requisição de nossos consumidores”, afirma Mark Tuchscherer, cofundador e presidente da Geeks Chicago, dizendo que a tecnologia possui um aplicativo móvel nativo capaz de monitorar clientes e emergências 24×7.

7. CRM e suporte a vendas. “Quando o assunto é gestão do relacionamento com clientes, um CRM móvel coloca uma gama ampla de capacidades na palma da mão dos executivos de negócio”, enfatiza Anthony Smith, CEO  da Insightly, pontuando que essas tecnologias permitem rastrear tarefas, contatos, oportunidades, projetos, compromissos de forma rápida e simples.

“Com o uso de uma solução mobile, nossos representantes acessam imediamente informações relevantes em momentos decisivos, quando estão cara a cara com seus clientes”, acrescenta Oscar Macia, fundador e CEO da ForceManager. “Isso economiza tempo, além de dar informações em tempo real para seus vendedores”, adiciona.

Sete abordagens simples para extrair mais valor da mobilidade