Serviços móveis: Vivo lança Wi-Fi calling

A Vivo é a primeira operadora na América Latina e a primeira do grupo Telefônica a disponibilizar para os seus assinantes a funcionalidade de Wi-Fi calling, ou, em português, “chamada por Wi-Fi”. Por enquanto, o serviço está disponível apenas para usuários com iPhones (a partir do iPhone 5 C e iOS 9.3) e requer que seja marcada a opção “Wi-Fi calling” na configuração do aparelho. Isso significa que esses usuários poderão fazer chamadas e enviar mensagens de texto com o seu número telefônico mesmo quando estiverem em áreas sem cobertura da operadora, desde que estejam conectados a uma rede Wi-Fi. Tudo acontece de maneira transparente para o assinante, usando o discador tradicional do aparelho, e sem a necessidade de abrir um app à parte.

São poucas as operadoras no mundo que lançaram Wi-Fi calling até o momento, dentre as quais as norte-americanas AT&T, T-Mobile e Sprint. São também poucos os modelos de smartphones que aceitam essa funcionalidade. No mundo Android podem ser citados o Samsung Galaxy Note 5, Samsung S6 Edge Plus e LG G4.

A Vivo tem planos de levar o Wi-Fi calling para outros smartphones. Por enquanto a funcionalidade está disponível apenas para planos de pessoas físicas.

TU Go

O anúncio da Vivo é uma evolução do serviço TU Go, que a operadora lançou no ano passado. O TU Go nasceu como um app móvel para Android e iOS que realiza chamadas via Wi-Fi utilizando o número telefônico do cliente e a tarifação correspondente ao seu plano, mesmo que o assinante esteja no exterior. Na prática, é um serviço para estender a cobertura da operadora a qualquer local com Wi-Fi e que minimiza a perda de receita para serviços over the top (OTT), como Skype, Viber e WhatsApp.

A novidade com o Wi-Fi calling é que o assinante da Vivo que tem iPhone não precisa mais baixar o app do TU Go. Basta marcar a opção de Wi-Fi calling no menu de configuração do aparelho.

A chegada do TU Go ao Brasil fora antecipada por este noticiário no começo do ano passado, em entrevista com o então diretor de serviços de valor agregado da operadora, Alexandre Fernandes.

Serviços móveis: Vivo lança Wi-Fi calling