Banco do Brasil lança app que facilita crédito rural

O Banco do Brasil lançou o “GeoMapa Rural”, um app que permite aos produtores rurais capturar e transmitir as coordenadas geodésicas de perímetros a financiar. “Com isso, as áreas indicadas para financiamento serão enviadas diretamente ao Banco permitindo maior agilidade no tratamento e condução das operações de crédito”, detalha a instituição.

A ferramenta possibilita que a coleta das coordenadas é realizada sem a necessidade de rede de dados. A identificação da área pode ser feita percorrendo-se o perímetro do espaço a financiar ou marcando os vértices da área diretamente na tela do smartphone ou tablet (imagem Google Maps).

Além disso, caso seja necessário realizar alguma edição da área, a mesma poderá ser realizada na tela do aparelho e salva novamente.

“As empresas que prestam serviço de assistência técnica aos clientes do BB também poderão fazer o envio dessas informações”, informa o banco, que disponibilizou o recurso no Google Play e na Apple Store.

Para os produtores rurais e empresas de assistência técnica que utilizam aparelho de navegação GPS, o Banco do Brasil também disponibiliza página na web (bb.com.br/agronegocios), onde os arquivos poderão ser encaminhados ao Banco.

A tecnologia também alinha-se às novas exigências do Banco Central do Brasil, que estabeleceu a obrigatoriedade de coordenadas geodésicas do perímetro da área a ser cultivada para financiamentos de custeio agrícola e de alguns financiamentos de investimento (formação de lavouras permanentes e reflorestamento, por exemplo) de valor superior a R$ 300 mil. A partir de julho, essa obrigatoriedade abrangerá as operações de valor superior a R$ 40 mil.

Banco do Brasil lança app que facilita crédito rural