Os impactos da tecnologia no Natal

Feliz Natal! Sim! Já chegou o Natal. Nos shoppings das cidades, nas propagandas da televisão, e na expectativa dos lojistas. Esse vai ser um Natal diferente para todos nós. O varejo aprendeu a tratar de forma diferente seus clientes. Finalmente a tecnologia vai facilitar a vida de todos nós!

Antes de sair de casa você já escolhe pelo app do shopping a reserva da sua vaga no estacionamento. Assim, poderá curtir um pouco mais a família e aguardar o alarme do aplicativo te avisando que sua vaga foi reservada. Agora, basta seguir o mapa no app do GPS para chegar até sua vaga pegando o menor trânsito possível.

Neste Natal, todas as lojas já terão pontos de pagamento móveis. Aquela sensação magnífica que sentíamos apenas nas lojas da Apple no exterior estarão em todas as lojas. Fila? Para que? Ao escolher sua compra o vendedor receberá seu pagamento ali mesmo no meio da loja, bem ali no corredor de tênis. Ficou com dúvida se tem o Nike Shox tamanho 43? O mesmo vendedor vai consultar o estoque em seu tablet e sem sair de seu lado, vai pedir que seu novo par de tênis venha ao seu encontro. Está com dúvida qual cor de batom comprar para sua namorada? Na loja de cosméticos a vendedora vai usar o smartphone dela para tirar uma foto do Facebook de sua namorada e com o seu app de maquiagem vai simular os batons e suas cores. Você vai ver ali mesmo, qual ficará melhor.

Bateu aquela fome não é? A praça de alimentação neste época é outra completamente diferente. Não existe mais fila nenhuma. Com o app da praça de alimentação, na qual você já pré-cadastrou seu cartão de crédito, você vai pedir seu lanche, pagar e ver qual seu número de senha para apenas ir buscar seu lanche. Hummmm… Delícia hein? Pronto, agora você já pode seguir adiante em mais compras. Na loja de eletroeletrônicos o vendedor equipado com um Ipad já te recebe chamando-o pelo nome. Pergunta se seu pai gostou do celular que você tinha comprado pra ele, e indica quais as melhores ofertas da loja. Maravilhado com a qualidade das informações do vendedor, você finaliza suas compras novamente ali. Dessa vez uma adega de vinhos para seus pais. O vendedor te surpreende mostrando um mapa em tempo real onde você pode ver o caminhão que transporta a adega e o prazo e que o levará sua casa. Melhor correr, para não deixar o entregador esperando.

Ao sair em disparada para sua casa, um push-notification chega ao seu celular te avisando que o total de sua compra lhe deu direto a 15 cupons para o sorteio do carro, e que você já está devidamente inscrito e concorrendo. Ufa! Menos uma fila.

Chegando em sua residência você se lembra como era cansativo o Natal sem apps e mobilidade. Ainda bem que aquele tempo de filas não voltará nunca mais! Esse sim foi um Feliz Natal!

*Henrique von Atzingen é executivo de Mobilidade da IBM Brasil. Twitter: @hvon

Os impactos da tecnologia no Natal