Venda de smartphones no mundo crescerá menos de 10% em 2015

O crescimento do mercado global de smartphones está desacelerando, segundo informações da IDC, que prevê um aumento de 9,8% para 2015 – essa é a primeira vez que o crescimento diminuiu para um dígito, aponta a consultoria.

Previsões anteriores da consultoria para 2015 mostravam números melhores, mas um declínio de 10,2% do Windows Phone neste ano vai contribuir para esse número mais baixo. A queda acontece mesmo com o lançamento do Windows 10 no meio do ano – no entanto, os aparelhos móveis só começaram a receber o sistema nas últimas semanas.

A previsão de crescimento de 9,8% ainda é boa, mas representa uma grande mudança em relação aos anos anteriores. Em 2014, por exemplo, as vendas de smartphones pelo mundo subiram 27,5%.

Até então, a IDC apostava em um crescimento de 10,4% para 2015, conforme divulgou em agosto. Esse número, por sua vez, já era menor do que a previsão de 11,3% feita em maio pela consultoria.

Com esse suposto aumento de 9,8%, teremos um total de 1,43 bilhão de smartphones comercializados no mundo em 2015.

O crescimento mais lento nas vendas de smartphones vai se intensificar nos próximos cinco anos, aponta o IDC. Um grande fator para isso é uma previsão menor da consultoria para o Windows Phone e sistemas alternativos ao Android e iOS.

Venda de smartphones no mundo crescerá menos de 10% em 2015