Canais digitais já respondem por 58,5% das operações bancárias no Brasil

O uso de aplicativos móveis para acesso a serviços bancários no Brasil está acelerando em ritmo exponencial. Segundo dados da Febrabam (Federação Brasileira de Bancos), o mobile banking já é o segundo canal mais usado pelos brasileiros, tendo respondido por 21% das transações com bancos no primeiro semestre de 2015.

Ele só perde para o internet banking, primeiro da lista, com 37,5% das operações totais na área bancária, equivalentes a 8,8 bilhões de transações. Juntos, os canais digitais representam 58,5% de todas as transações bancárias do país no primeiro semestre de 2015. Os dados foram coletados pela Febrabam junto a 20 instituições bancárias do país.

Um aspecto importante desse cenário é a aceleração do uso do smarphone. Em 2014 (janeiro a dezembro) o mobile banking foi responsável por 11% de todas as transações bancárias. Em 2015, só no primeiro semestre, foram 4,9 milhões de transações (equivalentes a 93% do total de transações de 2014) .

“O uso do mobile nas operações bancárias se consolida a cada dia. Atingir 21% das transações em um período de seis meses é extraordinário”, destaca o diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN, Gustavo Fosse. “Nenhum canal registrou um salto tão grande em tão pouco tempo.” De acordo com o executivo, os bancos têm feito investimentos expressivos para garantir comodidade e segurança ao cliente na realização das operações por mobile.

Canais digitais já respondem por 58,5% das operações bancárias no Brasil