Novo site da Sensedia tem informações sobre APIs abertas do mundo todo

A Sensedia,empresa de tecnologia especializada em API (Application Programming Interface) e SOA (arquitetura orientada a serviços), está lançando o site 99APIs, um hub público com informações sobre APIs abertas do Brasil e do mundo.

A proposta do site é catalogar as APIs abertas do mercado global, fornecendo um espaço para as empresas interessadas pesquisarem as interfaces disponíveis para seus interesses e para que as empresas que produzem APIs possam divulgar e promover suas tecnologias. O acesso ao site e a publicação de APIs são gratuitos.

As informações são abertas e a curadoria será realizada pela Sensedia. O site está ativo e, segundo a empresa, já tem perto de 200 APIs públicas catalogadas, entre APIs brasileiras mais relevantes e as ”popstars” internacionais. A divulgação de APIs no 99APIs é gratuita.

“Cada vez mais as aplicações são construídas usando dados e transações providas por APIs disponíveis no mercado. Encontrar essas APIs nem sempre é tarefa fácil e as empresas que as produzem têm poucas alternativas de divulgação”, diz o CEO da Sensedia, Kleber Bacili.

Segundo Bacili, os catálogos internacionais possuem pouquíssima informação sobre APIs e não favorecem sua descoberta. “Para isso usamos uma plataforma de machine learning chamada Smart Canvas que aprende com a navegação do usuário e passa a exibir APIs mais relevantes para ele”.

Novo site da Sensedia tem informações sobre APIs abertas do mundo todo