Estratégia: Dentsu Aegis Network compra a brasileira Pontomobi

A brasileira Pontomobi, do grupo RBS, foi adquirida pelo Dentsu Aegis Network, terceiro maior grupo de publicidade e mídia do mundo. A Pontomobi seguirá operando como uma produtora e agência de mobile marketing independente, mas em associação com a agência digital Isobar (antiga Agência Click), que faz parte do grupo Dentsu. Leo Xavier, um dos fundadores da Pontomobi, continuará à frente da sua operação mesmo após a venda. A Pontomobi era controlada pelo e.Bricks, braço de investimento digital do Grupo RBS.

Cabe destacar que a rede de publicidade móvel Hands não foi vendida para a Dentsu. Após uma reestruturação societária, a rede fica nas mãos dos empreendedores João Carvalho e Sergio Percope.

A história da Pontomobi se mistura àquela do mobile marketing no Brasil. A empresa foi uma das pioneiras nesse segmento no País, tendo criado algumas das primeiras campanhas de marketing nas telas dos celulares dos brasileiros para marcas como Ambev, TIM, Vivo, Smiles, dentre outras. Nascida em 2007, a Pontomobi foi responsável por mais de 2,5 mil projetos até agora e acompanhou todas as ondas tecnológicas em mobile marketing, desde o uso do Bluetooth até a popularização dos apps. Além disso, liderou um processo de consolidação desse mercado, tendo protagonizado diversas aquisições, dentre as quais a da mineira Aorta e da Hands. Hoje, a Pontomobi tem 60 funcionários e escritórios em São Paulo e Belo Horizonte.

O grupo Dentsu Aegis Network tem sede em Londres e é composto por agências de marketing e mídia distribuídos por 123 países e que somam 27 mil funcionários. Algumas das companhias globais do grupo são Carat, Dentsu, Dentsu Media, Isobar, iProspect, Postercope e Vizeum.

A venda da Pontomobi não é a primeira de uma empresa brasileira de marketing móvel para um grande grupo internacional. Outro negócio de porte foi a venda há poucos anos da agência digital F.biz para a WPP.

Estratégia: Dentsu Aegis Network compra a brasileira Pontomobi