BlackBerry lançará smartphone com sistema Android

Esqueça os rumores: o smartphone Android da BlackBerry é oficial. Como parte do anúncio do seu balanço trimestral liberado, nesta sexta-feira (25/09), a fabricante confirmou que vai lançar um aparelho com o sistema operacional do Google até o final do ano.

No entanto, a empresa não forneceu detalhes significativos sobre especificações técnicas, preços ou operadoras parceiras nos EUA. Mas a companhia canadense revelou o nome do aparelho: Priv, como de privacidade (ou privacy, em inglês).

“Hoje estou confirmando nossos planos de lançar o Priv, um aparelho Android com o nome inspirado na herança e missão principal da BlackBerry de proteger a privacidade dos nossos consumidores”, afirmou o CEO da BlackBerry, John Chen. “O Priv combina o melhor em segurança e produtividade da BlackBerry com o expansivo ecossistema móvel de aplicativos disponível na plataforma Android.”

O comunicado de Chen deixa claro que o experimento da BlackBerry com o Android é todo foco em combinar o apelo principal da empresa de apps e serviços focados em segurança com a popularidade do catálogo de apps para os usuários finais do Google.

Mas a BlackBerry também aproveitou a oportunidade e reafirmou seu compromisso com o BlackBerry 10 nesta sexta, 25/9. A companhia disse que vai continuar “a desenvolver e melhorar o sistema operacional BlackBerry 10”. O próximo update para o BB10 será a versão 10.3.3, que chega em março do ano que vem.

BlackBerry lançará smartphone com sistema Android