Microsoft retira aplicativos da Nokia do Windows Phone

A Microsoft anunciou sexta-feira que descontinuará vários aplicativos desenvolvidos pela Nokia para o Windows Phone, como parte do esforço da empresa de otimizar a experiência dos usuários com aplicativos de imagem do Windows 10 Mobile.

Em um post no blog Lumia Conversations, a Editor-in-Chief Tiina Jaatinen informou que o Lumia Storyteller, o Lumia Beamer, o Photobeamer e o Lumia Refocus terão seus serviços on-line desligados em 30 de outubro, e que os aplicativos deixarão de estar disponíveis. O Lumia Panorama e Video Uploader continuarão a funcionar, mas a Microsoft deixará de atualizá-los.

Todos os aplicativos foram retirados da Windows Store. Quem já tinha os apps instalados nos smartphones poderá continuar usando. Mas após 30 de outubro, os aplicativos que dependem de serviços online para trabalhar deixarão de funcionar.

A Microsoft não sabe dizer exatamente quantas pessoas serão afetadas pela mudança. Mas a data marcada paa o fim dos produtos é um bom indício da data de lançamento do Windows Phone 10 Mobile.

A intenção da empresa é se concentrar no desenvolvimento dos apps Photos e Camera para o Windows 10 Mobile, próxima versão do sistema operacional da Microsoft para dispositivos móveis, com lançamento previsto para ainda este ano. De acordo com Jaatinen, muitas das características dos apps que serão descontinuados já estão incluídos nos dois aplicativos para o novo sistema.

É o caso do Beamer. Uma das características do novo sistema operacional é o Continuum Phone, que permitirá aos usuários espelhar o conteúdo de certos telefones em monitores externos. Mas o Lumia Storyteller, que usa informações sobre quando e onde uma foto foi capturada para criar uma colagem de imagens, não tem um análogo entre os aplicativos para o Windows 10 Mobile.

Microsoft retira aplicativos da Nokia do Windows Phone