Santos Brasil cria app para acompanhamento logístico portuário

A prestadora de serviços portuários e logísticos Santos Brasil lançou em abril um aplicativo mobile gratuito que permite a solicitação de serviços, consultas e acompanhamento de movimentação de cargas via smartphones e tablets. 

A ferramenta foi desenvolvida pela 3CON a partir de uma solução da Kony. A ideia da ferramenta nasceu a partir do desejo da empresa de promover maior agilidade e interação com seus diferentes perfis de clientes.

“Queríamos um canal de relacionamento, com o qual pudéssemos atender às reais necessidades de nossos clientes, informando-os sobre a localização exata de seus contêineres”, comenta Ricardo Abbruzzini Filho, CIO da Santos Brasil.

O app direciona-se tanto a clientes e parceiros como importadores/exportadores, armadores, despachantes, transportadoras. Segundo o executivo, o sistema (que roda em Android e iOS) permite o uso do Push, notificações que são enviadas para os usuários quando solicitadas.

“Isso quer dizer que o cliente que desejar acompanhar algum tipo de operação ou carga específica por meio de notificações, pode simplesmente solicitar o recebimento dessas informações através do aplicativo com alguns cliques”, conta.

O aplicativo atende a clientes do Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, além dos dois Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs), com operações localizadas em Santos e Guarujá. O sistema foi baixado por 400 pessoas, sendo 278 deles para a plataforma Android.

Abbruzzini ressalta que hoje, através do aplicativo, podem ser realizados serviços como averbação e posicionamento de contêineres para vistorias pelos próprios importadores e exportadores ou por seus representantes legais (despachantes). Também é possível realizar consultas sobre os contêineres armazenados, tais como peso, datas de embarque e desembarque e status atual.

Clientes armadores podem fazer a consulta dos Bookings e acompanhar a lista de atracação de navios no Tecon Santos, que também está acessível a todos os públicos de relacionamento da empresa logo na página inicial do aplicativo.

“O aplicativo traz uma grande vantagem, sobretudo, para despachantes que precisam de mobilidade e passam muito tempo fora do escritório. Além de poder realizar as solicitações via App, eles também têm a opção de receber notificações sobre a conclusão de serviços em tempo real”, diz.

O CIO diz que a previsão é migrar para o novo aplicativo, em até um ano, 10% das operações sistêmicas hoje feitas pelos clientes da Santos Brasil. Em médio prazo, aproximadamente de 2 a 3 anos, o objetivo da companhia é crescer 20% este indicador.

O executivo antecipa que, em breve, novas funções serão agregadas ao aplicativo a fim de facilitar ainda mais o dia a dia dos clientes. “Já estamos trabalhando na próxima versão, que incluirá outras unidades da Santos Brasil”, conclui.

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