Artigo: Beacons são aliados para impulsionar compras no varejo

Os beacons são dispositivos que permitem aos lojistas enviar informações aos consumidores e interagir com eles dentro de lojas físicas. Por isso, são usados para impulsionar as vendas.  É uma tecnologia de custo relativamente baixo e que pode ser instalada em paredes, vitrines ou produtos. Para receber alertas de cupons, produtos e promoções, os consumidores devem ter baixado no smartphone o app da loja em questão, ter o Bluetooth 4.0 ligado e a opção de serviço de localização  ativada.

Talvez por conta da  necessidade de ter o app da loja instalado, os beacons são uma tecnologia ainda pouco explorada no Brasil, mas que deve ser cada vez mais adotada entre os varejistas, que cada vez mais se interessam por tecnologias que aumentam as vendas. E já existem cases apontando bons resultados.

Como a maioria dos clientes nas lojas está aberto ou à procura de ofertas, é interessante utilizar os beacons para estimular a decisão de compra na loja física. Além disso, usada com inteligência, essa tecnologia pode ajudar a gerar engajamento e mais vendas via site móvel.

Os beacons podem alertar o consumidor no momento certo, ou seja, na hora exata em que ele se aproxima de um determinado produto. Os clientes também podem receber mensagens de boas-vindas, recomendações de produtos e avisos de promoções. É uma forma poderosa de comunicação pois permite alterar seu conteúdo a qualquer momento. Por exemplo, se uma loja deseja comunicar aos clientes sobre uma promoção, normalmente coloca algum banner na entrada. Com um beacon, ela pode criar um banner virtual que o cliente recebe ao entrar na loja, e esse banner virtual também pode ser modificado a qualquer momento ou até variar dependendo do dia e hora. Além disso, o lojista pode ter acesso a estatísticas sobre quantos clientes viram o banner e quantos interagiram.

Existe a possibilidade de integrar o aplicativo do varejo com outras funcionalidades, como lista de compras, para oferecer ofertas customizadas. Por exemplo, se o consumidor tem uma lista de compras no seu smartphone e passa em frente à loja,  os beacons podem reconhecer a existência dessa lista e oferecer um desconto especial nos produtos contidos nela. Isso aproxima o comércio do cliente e gera engajamento.

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