Cinco smartphones para observar nos próximos seis meses

Caso tenha planos de comprar um novo smartphone, pode valer a pena esperar um pouco mais: Apple, Samsung e OnePlus têm lançamentos previstos para os próximos meses. Entre os modelos que você deve ver no segundo semestre estão:

OnePlus 2

Enquanto a maioria dos produtos listados está envolvida em rumores, a fabricante chinesa OnePlus já detalha seu modelo 2, a ser lançado dia 27 de julho, mas sem revelar sua aparência ou preço.

Até agora, a companhia abriu que o aparelho terá sensor para ler impressão digital e embarcará um chip Snapdragon 810, da Qualcomm. A empresa usa uma versão atualizada do processador, v2.1, que não é suscetível a problemas de superaquecimento registrados na primeira edição.

A OnePlus também anunciou que o 2 será o primeiro smartphone high-end com uma porta USB-C para solução integrada de energia e entrega de dados e vídeos usando um único cabo com conector reversível – tecnologia já presente em alguns laptops.

Fairphone 2

Assim como a OnePlus, a alemã Fairphone também já começou a divulgar seu segundo produto. A meta é criar um smartphone que não quebre com facilidade e seja de fácil reparação.

O hardware inclui o processador Snapdragon 801 da Qualcomm e uma tela Full HD de 12,7 centímetros. A câmera tem resolução de 8 megapixels e o dispositivo conta com 32GB de armazenamento, com a possibilidade de expansão com um cartão microSD. O aparelho LTE tem 2GB de RAM, espaço para dois SIM cards e será operado por Android 5.1.

O Fairphone 2 entrará em pré-venda no mercado norrte-americano antes do fim de agosto e será disponibilizado nos meses seguintes.

Samsung Galaxy Note 5

O lançamento de novos modelos do Galaxy Note no segundo semestre se transformou em uma pequena tradição. Este ano, é provável que ele aconteça em setembro durante a feira de exibição IFA, na Alemanha.

Em sua quinta versão, a Samsung precisará reforçar o Note se quiser competir com o iPhone 6 Plus da Apple, que também deve ganhar uma atualização em 2015.

As melhorias antecipadas incluem um novo design inspirado no Galaxy S6. Com sua estrutura de metal e plástico na parte de trás, o Note 4 foi um passo na direção certa, mas a traseira de vidro do S6 é mais sofisticada.

Outra atualização especulada é uma tela superior aos 14,5 cm do Galaxy Note 4, com resolução de 2K ou 4K.

LG G4 Pro

Lançar um smartphone high-end durante o segundo semestre seria uma novidade para a LG. A estratégia funcionou para a Samsung com a linha Galaxy Note e a LG pode emulá-la para reforçar as vendas, ao invés de se apoiar unicamente na redução dos preços.

Mudanças especuladas para o G4 Pro incluem uma tela de 14,7cm com resolução 1440 por 2560 pixels, câmera principal de 27 megapixels, 4GB de RAM e o Snapdragon 820.

A adoção da maioria dessas ferramentas não deve ser difícil para a LG. A grande questão é se processador da Qualcomm estará pronto para uso em smartphones até o final do ano. A LG foi a primeira a anunciar aparelhos processados pelas versões 808 e 810 e deve figurar entre as primeiras empresas a receberem o novo modelo.

Apple iPhone 6s and 6s Plus

Com suas telas maiores, o iPhone 6 e o 6 Plus foram um grande sucesso. Este ano, o desafio para a empresa é desenvolver atualizações que continuem incentivando esse êxito.

As câmeras são um aspecto em que melhorias são antecipadas, com as frontais de 1.2 megapixel agora competindo com os modelos mais potentes (5 megapixels) dos lançamentos da concorrência. Especula-se que a câmera principal dos dispositivos da Apple atinja resolução de 12 megapixels.

Processador e conexão LTE mais rápidos também são esperados, assim como maior memória RAM.

Cinco smartphones para observar nos próximos seis meses