Metade das operações bancárias será online e mobile em 2019, aponta SAP

Enquanto bancos ao redor do mundo continuam investindo na abertura de filiais em diferentes áreas geográficas, os canais eletrônicos estão ganhando cada vez mais aceitação entre clientes e os próprios executivos das instituições bancárias.

Dois estudos encomendados pela SAP e realizados pela consultoria The Economist ao redor do mundo indicam que, atualmente, a média mundial das operações por canais digitais é de 36%, enquanto que na América Latina esse número é de 27%.

Consultados sobre perspectivas de futuro, oito em cada dez banqueiros concordam que ao longo dos próximos cinco anos os dispositivos móveis constituirão o principal canal de operações para seus clientes, particularmente pela forte capilaridade da nova geração de smartphones.

Segundo o levantamento, espera-se que 48% das operações bancárias previstas para 2019 sejam realizadas de forma online e 56% ocorram por clientes utilizando um dispositivo móvel.

“Essas estimativas não significam que outros canais tradicionais perderão o seu valor, mas as instituições terão de se preparar para serem capazes de atender à demanda dos clientes”, pondera o relatório.

Para 61% dos bancos, a personalização e a inovação são fatores importantes para a retenção dos clientes. Assim, a sugestão às instituições é que, ao pensar na abertura de canais online, é importante levar em conta a infraestrutura necessária para tirar proveito de todas as informações de valor que essas operações oferecerão para fidelizar os consumidores.

Metade das operações bancárias será online e mobile em 2019, aponta SAP